Acreditar que qualquer extintor pode controlar um princípio de incêndio, não é uma boa ideia, afinal, cada um possui características e finalidades distintas. Para saber como usar o extintor de água pressurizado (H₂O), leia o texto a seguir!

É indispensável a presença de extintores em qualquer projeto de combate a incêndio. Como o mercado apresenta diferentes modelos, é necessário saber quais são as particularidades, como também, a finalidade de cada um. O extintor de água pressurizado é um desses agentes essenciais de combate ao fogo. Para saber mais, confira os tópicos abaixo!

Componentes

O extintor de água pressurizado (H₂O) é considerado o “mais neutro”. É composto por apenas dois agentes: água e gás propulsor (nitrogênio).

Funções

A função do extintor de água pressurizado é combater o fogo ainda na fase inicial. São indicados para combates de incêndios de classe A, conhecido por englobar todos os tipos de materiais sólidos, como:

– Tecidos;

– Estofamento;

– Papel;

– Madeira;

– Sólidos em geral.

O extintor age por resfriamento e abafamento, vai depender das circunstâncias. Vale lembrar que este deve ser usado da forma correta, caso contrário, pode aumentar as chamas e causar acidentes mais graves.

Cuidados

Como todo extintor de incêndio, é fundamental seguir alguns cuidados. Um exemplo é nunca usar o extintor de água pressurizado em incêndios de classe B (combustíveis líquidos inflamáveis)ou C (equipamentos energizados), pois os elementos têm grande potencial de reagir à água e agravar as chamas.

Diante disso, é possível notar que cada situação precisa de equipamentos específicos, certo? Assim, torna-se essencial a presença de um profissional para criar um projeto de combate a incêndio individual, a fim de determinar as demandas de cada edificação.

Na Extinfran, você encontra diversos especialistas no assunto. Além disso, temos extintores de incêndio, suporte e acessórios, mangueiras para hidrantes e outros itens de segurança. Está precisando de extintores de água pressurizada? Fale conosco!

Para conhecer outros tipos de extintores, leia também:

Extintor de pó químico: para que serve?

Extintor de espuma mecânica: tudo que você precisa saber

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar