O extintor de pó químico é considerado um equipamento versátil por combater diferentes classes de incêndios. Saiba mais sobre suas características e sua finalidade.

Um incêndio pode ocorrer em qualquer ambiente comercial, industrial e residencial, e para cada situação existe um extintor apropriado. Para escolher o equipamento ideal, é importante conhecer seus tipos. Hoje vamos explicar sobre o extintor de pó químico. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de pó químico?

Existem dois tipos de pó químico usados nos extintores, o BC e o ABC. Entenda a diferença entre eles:

O extintor de pó químico BC possui o bicarbonato de sódio como o principal agente, apresentando uma coloração branca. Pode ser utilizado nas classes de incêndio B e C.

Já o ABC usa o monofosfato de amônio e seus derivados, possuindo uma coloração amarela. Pode ser utilizado nas classes de incêndio A, B e C. Vale lembrar que este foi escolhido para combater incêndios de veículos automotores. Seja causado por combustível, pane elétrica ou outro motivo.

Para que serve o extintor de pó químico?

Como o extintor de pó químico é versátil, pode ser utilizado para combater diferentes classes de incêndio. São eles:

Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B, o qual é composto por líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. Pode ser usado também em incêndios de classes A, por materiais sólidos e C, por equipamento elétrico energizado.

Extintor com pó químico especial: recomendado para incêndios de classe D, causados por metais inflamáveis.

Ambos agem por abafamento na hora de combater um incêndio, impedindo a combustão por falta de oxigênio, causando a extinção do fogo.

O pó químico dos extintores faz mal à saúde?

Essa é uma dúvida recorrente entre as pessoas, e por mais que seja chamado de “pó químico”, segundo a ABNT NBR 10.004 de Classificação de Resíduos sólidos, o bicarbonato de sódio e o fosfato de monoamônico são resíduos de classe II não perigosos. No entanto, o seu manuseio deve ser feito com cuidado, é preciso usar máscara, luva e óculos de proteção, poiso pó pode causar irritação, na pele, nos olhos e nas vias respiratórias.

Sabemos como é imprescindível utilizar o extintor correto para cada ocasião, por exemplo, já pensou apagar o fogo de uma livraria com um extintor de água? O prejuízo seria muito maior, afinal, os livros ficariam encharcados, aumentando ainda mais os prejuízos do vendedor. Por isso, nesse caso o extintor de pó químico seria a melhor opção, certo?

Por fim, para conhecer mais sobre esse e outros tipos de extintores, basta entrar em contatoconosco. Nós esclarecemos suas dúvidas e ajudamos na sua escolha.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar