Para cada classe de incêndio, é indicado um determinado extintor, certo? Por isso, é necessário aprender mais sobre esse equipamento que salva vidas, bem como, protege o patrimônio de milhares de pessoas. Entenda como o extintor de espuma mecânica funciona e suas particularidades.

Os extintores de incêndio são equipamentos que proporcionam uma resposta imediata contra princípios de chamas. Também são práticos e leves, justamente para serem levados com facilidade até o local do fogo. Desde componentes até cuidados e manutenção, selecionamos tudo que você precisa saber referente ao extintor de espuma mecânica, um dos agentes mais populares do mercado.

Composição do extintor de espuma mecânica

O extintor de espuma mecânica é carregado por solução de AFFFxARC (Hidrocarboneto e Solvente Polar),pressurizado com nitrogênio. A espuma, a qual é formada por bolhas de ar, é o resultado do batimento da água com o Líquido Gerador de Espuma (LGE). É importante lembrar que o LGE funciona como uma espécie de detergente sintético, é biodegradável e não-tóxico.

Para qual classe de incêndio é indicado?

Como o extintor de espuma mecânica é utilizado para eliminar o fogo por meio do abafamento, ele é indicado para incêndios de classe A (combustíveis sólidos como papel, madeira e tecidos), e também, os de classe B (líquidos inflamáveis). Entretanto, como a espuma é condutora de eletricidade, esse modelo nunca deve ser utilizado no combate de incêndios de classe C, gerados pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas.

Além disso, vale ressaltar que esse extintor normalmente é instalado em ambientes externos, como depósitos, áreas de abastecimento de gasolina e fábricas onde encontra-se riscos de incêndio de materiais sólidos e líquidos inflamáveis.

Saiba quais são as vantagens de usá-lo

O extintor de espuma mecânica é leve, portátil, de fácil manuseio, seguro e oferece resposta imediata e efetiva contra o fogo. Além disso, como apresenta pelo menos 94% de água, ele proporciona resfriamento a superfície e os sólidos que estão próximos à área em chamas.

Cuidados e manutenção

Todos os extintores precisam de cuidados e manutenção, logo, devem ser verificados com certa frequência. É necessário a realização de testes por meio de descarga por um período de um a cinco anos, vai depender do tipo do extintor. Já os mecanismos de operação podem ser verificados em um tempo menor, sendo uma vez a cada três meses. Por fim, caso o extintor apresente algum defeito, deve ser comunicado à empresa imediatamente e corrigido com urgência.

A Extinfrané uma empresa especializada em extintores de incêndio, seguindo todas as exigências da norma ABNT, com segurança e confiabilidade comprovada. Confira nossos produtos e faça seu orçamentoconosco.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar