A chegada do outono aumenta os riscos de incêndios florestais, afetando a biodiversidade e a saúde da população. Confira a média de casos que ocorrem no Brasil, bem como, as causas e prevenções.

No outono, a umidade e as temperaturas caem consideravelmente, já que as chuvas cessam e o clima fica mais seco. Além dessas características, esse período é marcado pela grande incidência de geadas que, também, ajudam a contribuir no aumento de incêndios florestais.

Salienta-se que a poluição do ar é uma das maiores ameaças à saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população global respira ar abaixo de níveis aceitáveis para a segurança.

Quer entender mais sobre o assunto? Basta conferir os tópicos e acompanhar o conteúdo!

Incêndio florestal no Brasil

Um levantamento feito pelo Projeto Map Biomas, que analisou imagens de satélite entre 1985 a 2020,mostra que durante esse tempo, o Brasil sofreu um impacto de incêndios florestais maior que a região da Inglaterra: foram 150.957 km² por ano, ou seja, 1,8% do país.

No acumulado de 35 anos foi queimado praticamente um quinto do território nacional, sendo 1.672.142 km², ou 19,6% do Brasil. Nota-se que65% da área queimada foi de vegetação nativa, com maiores índices no Mato Grosso, seguido pelo Pará e Tocantins.

Causas

É evidente que os incêndios florestais podem ocorrer em qualquer época do ano, no entanto, há uma grande incidência no outono, a estação que inicia no dia 20 de março e chega ao fim em 21 de junho.

A falta de chuva, o solo seco e as geadas é a combinação perfeita para causar faíscas e despertar o fogo. Descargas elétricas pela queda de raios e a combustão espontânea de fibras de algodão, produtos químicos ou pólvora, também são elementos que acarretam incêndios.

Além dos casos de queimadas ocasionadas por fenômenos naturais, há situações provocadas por ações irresponsáveis da população, como jogar bituca de cigarro na beira de estradas, mandante, capinação e até limpeza da área.

Prevenções

Como abordamos, os incêndios florestais são prejudiciais não só à natureza, mas também ao ser humano. É por esse motivo que a sociedade deve ter atenção e adotar algumas medidas de prevenção para evitar esse fenômeno:

– Nunca atirar cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias, principalmente em época de seca, como no outono;

– Não soltar balões, pois é crime ambiental;

– Em caso de queimada nas áreas agrícolas, peça autorização prévia da SEMAD (Companhia Ambiental do Estado de Minas Gerais) ou do órgão do responsável pela sua região e siga as medidas de cuidados para evitar acidentes;

– Nunca queime o lixo e evite acender fogueiras perto de matas e em dias de vento;

– Ao avistar um incêndio próximo de rodovias, contate imediatamente o Corpo de Bombeiros (193);

Dica importante!!!

Provocar queimadas é crime ambiental e pode gerar pena de até quatro anos de reclusão, segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, n.º9.605 de 1998. A prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causara morte de animais.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar