Você já ouviu falar sobre os estragos causados por aquela panela esquecida no fogo? Ou então, sobre aquele curto-circuito que consumiu um apartamento? Episódios de incêndios não acontecem “do nada”. Confira abaixo dicas valiosas para garantir sua segurança.          

De modo geral, os incêndios de qualquer natureza, ocorrem por vários motivos. Por isso, é fundamental conhecer as normas de prevenção para evitar danos ou perdas.

Quando se trata do assunto é muito importante saber sua origem e tipo, seja para fins legais, estatísticos, preventivos e a maneira correta de combatê-lo.

Causas

Registros dos órgãos oficiais, apontam como principais causadores de incêndios no Brasil, fatores: naturais, acidentais ou criminosos.

Causas naturais: ocorrem sem que haja contato com uma fonte externa de calor. Por exemplo, relâmpagos, combustão espontânea de fibras de algodão, produtos químicos ou pólvora;

Causas acidentais: decorrem de negligência, imprudência ou imperícia, como, por exemplo:

  • Instalações elétricas, como, mau contato, curto ou sobrecarga de circuitos; ou mesmo nos equipamentos elétricos.
  • Outras formas são por meio de guimbas de cigarro, velas, balões (próximos a fiações elétricas), fogos de artifício, vazamento de líquidos inflamáveis, gás de cozinha, entre outros.

Causas criminosas: envolvem uma ação intencional do ser humano.

A partir daí o maior questionamento é: como agir diante de uma dessas situações?

Prevenção e combate

Antes de tudo, é importante estar sempre atento e atualizado às medidas de segurança, e as normas vigentes contra incêndios no Brasil.

A principal forma de prevenção é educando a população a respeito de suas causas, bem como, o incentivo da instalação de sistemas de proteção.

Já o combate a incêndios se dá mediante ações de enfrentamento, contenção e extinção do fogo, preferencialmente em seu início, utilizando equipamentos como extintores, mangotinhos, portas corta-fogo, entre outros.

Alguns objetivos são:

  • Proteger a vida;
  • Restringir a propagação do incêndio, reduzindo os danos ao patrimônio e ao meio ambiente;
  • Desenvolver e implementar um plano de emergência;
  • Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
  • Facilitar o acesso para as operações do Corpo de Bombeiros;
  • Entre outros.

Uma dúvida frequente sobre os equipamentos de combate ao fogo é se podem ser instalados em residências comuns. A resposta é sim. Como os detectores de fumaça, por exemplo.

Agora, se você possui extintores de incêndio, mangueiras ou outros tipos de equipamentos, lembre-se de fazer a manutenção periódica para sua própria segurança.

Por esse motivo, investir em equipamentos adequados e em um sistema bem elaborado e desenvolvido por profissionais qualificados e experientes, contribui para a segurança de maneira geral, evitando eventuais fatalidades.

A Extinfran é referência no segmento. Trabalhamos com elaboração de projetos de combate a incêndio, extintores, suportes, acessórios e mangueiras para hidrantes. É importante salientar que todos os nossos produtos são certificados pelo INMETRO.

Entre em contato conosco e faça seu orçamento!

Confira outros posts do nosso blog para se informar mais:

Antes de instalar os extintores de incêndio, leia isto!

8 dicas de como utilizar um extintor de incêndio

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar