Incêndio

Incêndio: o que é e como combater

 

No trabalho, em bares e baladas, ou até mesmo em casa existe o risco de incêndio. Infelizmente estamos sujeitos a sofrer consequências físicas causadas por desabamentos, incêndios, quedas, entre outros, das edificações nas quais estamos inseridos.

No caso dos incêndios, eles nada mais são do que uma ocorrência na qual há formação de fogo e este fica descontrolado. Para a criação do fogo, é necessária a presença do chamado “Quadrilátero (ou Tetraedro) do fogo”, formado pelo combustível (qualquer material que pegue fogo), comburente (elemento que, associado ao combustível, pode fazê-lo entrar em combustão – como o oxigênio), o calor (necessário para iniciar a combustão) e a reação em cadeia (onde a temperatura das chamas consegue inflamar os demais materiais existentes no local).

Retirando qualquer um dos três primeiros componentes, não há fogo e o incêndio é apagado. Os extintores seguem essa ideia, podendo atuar nas três pontas do triângulo, mas não na reação em cadeia. Outro ponto importante a frisar é o tipo do extintor que deve ser utilizado para cada classe de incêndio.

Se estiver num local em que surge um princípio de incêndio, você pode combatê-lo antes que ele tome proporções incontroláveis. Mas ai vem a dúvida:

 

Como combater um incêndio?

1.Tente identificar primeiro a origem do fogo para escolher o extintor mais indicado. Não se deve usar um extintor com carga de água para apagar um incêndio Classe B, porque ele pode propagar mais o fogo, nem de Classe C, devido aos riscos de curtos circuitos e choques elétricos. Vale destacar que normalmente os projetos de prevenção e combate a incêndio, avaliam os riscos de cada local, definindo os tipos de extintores ideais para diferentes áreas de uma instalação.

  1. Corte o lacre de plástico, torcendo-o;
  2. Retire o pino de segurança;
  3. Faça um teste rápido, pressionando o gatilho ou abrindo a válvula;
  4. Posicione-se a uma distância segura do foco. Se estiver ventando, coloque-se de uma forma que o fogo não venha na sua direção;
  5. Dirija o jato para a base das chamas e faça movimentos de um lado para o outro, como se você estivesse “varrendo” o fogo;
  6. Se o fogo estiver se propagando verticalmente, mire na base das chamas e faça um movimento lento de baixo para cima.

Outros pontos importantes: nunca tente combater um incêndio que está se propagando com rapidez, nesse caso disque 193 e acione o Corpo de Bombeiros. Vale destacar que após certo momento, não é possível controlar o fogo apenas com o uso de extintores, e deve-se utilizar os hidrantes, ligados a uma mangueira, alimentados pela água da rede pública (o uso de hidrantes deve ser feito apenas por pessoas minimamente treinadas, como brigadistas; se você não foi treinado, saia do local imediatamente).

Importante reforçar que caso seu plano de combate a incêndio não esteja em dia, solicite um orçamento.

Fonte: https://papodehomem.com.br

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar