Incêndios são ocorrências de fogo não controladas extremamente perigosas e por isso, é muito importante que a população tenha conhecimento dos Tipos de Incêndio para saber quais medidas tomar e que qual material utilizar para combater o fogo.

O que poucas pessoas sabem é que existem diversos tipos de incêndio, que podem ser causados por diversos tipos de combustíveis, comburentes ou fontes de calor. Por isso, a maneira em como proceder perante um incêndio varia de acordo com essas características e a fonte que o causou.

Por exemplo, é muito comum que algumas pessoas acreditem que jogar água resolve qualquer problema relacionado a fogo. No entanto, não é bem assim. Se você jogar água em uma fogueira, o fogo vai apagar tranquilamente.

Porém, se você jogar um balde de água em um fogo originado de curto-circuito, onde há corrente elétrica, a situação pode piorar ainda mais.

Pensando nisso, reunimos aqui as quatro classes de incêndio que existem para que você se informe e saiba como proceder em cada uma dessas situações.

Incêndio Classe A

Esse tipo de incêndio ocorre com matérias de fácil combustão, como madeira, papel, papelão e tecido. Neste caso específico, é aconselhado o uso de extintores com água pressurizada, pois a água age por resfriamento e abafamento, extinguindo o fogo.

Incêndio Classe B

O incêndio de Classe B é aquele que ocorre com os materiais inflamáveis, que liberam muito calor e energia durante a reação de combustão. Alguns exemplos de substâncias inflamáveis são: álcool, diesel, gasolina, querosene e GLP (gás liquefeito de petróleo). Para esse tipo de ocorrência, é aconselhado o uso de extintores com pó químico seco, pois ele age por abafamento.

Incêndio Classe C

Essa classe de incêndio está relacionada com a eletricidade. Nesse tipo de incêndio, onde há corrente elétrica, devemos evitar qualquer contato com água. O primeiro passo a ser tomado nessa situação, é desligar a energia elétrica do local.

Exemplos de situações que geram incêndios de Classe C são: instalações elétricas clandestinas, fios sobrecarregados, tomadas, transformadores, entre outros. Nesse caso, é aconselhado o uso de extintores com gás carbônico por não conduzir a eletricidade, facilitando na extinção do fogo.

Incêndio Classe D

Por último, mas não menos importante, o incêndio de Classe D é aquele causado por fogos de artifício. Assim como os de Classe C, não deve ser apagado com água.

Esse tipo de incêndio é causado pois as substâncias piro fosfóricas (utilizadas nos fogos de artifícios) queimam em alta temperatura. Os extintores com pó químico especial são indicados para esse tipo de incêndio com metais inflamáveis.

Agora você já conhece cada tipo de incêndio e como lidar com cada um deles. Uma dica valiosa é sempre checar a validade dos extintores antes de adquiri-los e, em caso de incêndio muito forte sempre recorra aos bombeiros.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar