As queimaduras são provocadas por diferentes fatores. Podem atingir desde a camada mais fina da pele até a mais profunda. Logo, é fundamental ter conhecimento dos tipos de lesões, cuidados e prevenção. Continue a leitura para saber mais!

É evidente que as queimaduras são causadas por fontes de calor (fogo, vapor ou líquidos quentes), como também por fonte fria, por exemplo, o uso de gelo prolongado sobre a pele. Outros elementos que podem queimar apele são produtos químicos, corrente elétrica, radiação, até mesmo alguns animais e plantas (como lagarta, água-viva, urtiga).

três tipos de queimaduras: primeiro, segundo e terceiro grau. Para cada situação, os cuidados são distintos. Nos tópicos a seguir você vai encontrar tudo que precisa para entender melhor sobre os tipos de lesões, cuidados e como prevenir acidentes.

Tipos de queimaduras

As queimaduras podem ser classificadas em três graus. Veja as características de cada uma delas.

– Queimadura de primeiro grau: Atinge a camada mais superficial da pele (epiderme). Apresenta vermelhidão, discreto inchaço local e dor suportável. Não forma bolhas e nem deixa cicatrizes. Um exemplo clássico é a queimadura de sol.

– Queimadura de segundo grau: Esta atinge a camada superficial da pele. Além da vermelhidão e dor local, podem surgir bolhas e inchaços, desprendimento de camadas da pele e possível estado de choque.

Há casos que alcançam a segunda camada da pele (derme). Como afeta as terminações nervosas, esta é uma lesão menos dolorosa que as superficiais. A cicatrização pode demorar em média 3semanas e deixar cicatrizes. São semelhantes às queimaduras de 3° grau.

– Queimadura de terceiro grau: Atinge todas as camadas da pele, tecidos musculares e ossos. Ocorre necrose e ausência de dor, pois a profundidade da queimadura danifica as terminações nervosas.

Queimadura com produtos químicos e corrente elétrica

Além das queimaduras com fontes de calor e frio, você sabia que produtos químicos e corrente elétrica também podem causar ferimentos graves?

– Queimadura química: lesão causada por substâncias cáusticas, como alguns ácidos e hidróxidos, em contato com a pele ou ingeridas. Esse tipo apresenta sintomas similares às queimaduras de 1º grau.

– Queimadura elétrica: ocasionada por correntes e descargas elétricas. Esta é extremamente grave, uma vez que, atinge os tecidos do corpo, podendo chegar às camadas mais profundas da pele. Similares às queimaduras de 2° grau.

Cuidados com as queimaduras

Todo acidente é preciso seguir alguns cuidados, no entanto, quando o assunto é queimadura, exige uma atenção especial. Pode-se notar que algumas queimaduras podem ser tratadas em casa, porém, em alguns casos é indicado ir ao hospital.

Cuidados com as queimaduras superficiais:

– Coloque a região queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez a quinze minutos.

– Compressas úmidas e frias também são recomendadas, trocando sempre que necessário. – Se o local tiver presença de insetos ou poeira, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.

Cuidados com as queimaduras mais profundas:

Certamente, é indispensável ajuda médica, mas antes é válido seguir alguns cuidados.

– Não toque a queimadura com as mãos;

– Não fure bolhas;

– Não remova corpos estranhos ou tecidos grudados na pele queimada;

– Não coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância em cima da queimadura.

Prevenir é sempre o melhor caminho!

Ter conhecimento sobre queimadura e seus cuidados é importante, mas saber como prevenir é o melhor caminho. Confira as dicas a seguir.

1. Casos de queimaduras nas mãos são bem comuns, por isso ao manusear álcool, não utilize fósforos ou isqueiros.

2. Velas são aliadas em muitos momentos, mas também podem ser vilãs. Quando usar esse objeto, observe se está longe de produtos inflamáveis ou tecidos, como cortina, roupa de cama;

3. Sempre que manipular produtos químicos use máscara, luvas e equipamentos apropriados. Atenção aos rótulos.

4. Cuidado com as fiações antigas e a quantidade de aparelhos conectados nas tomadas, pois a sobrecarga pode causar lesões graves.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar