Especialistas apontam que o número de incêndios florestais este ano aumentou em 80% em comparação como ano anterior, atingindo em grande escala a Amazônia e o Cerrado.

O Brasil tem sido um país com grandes registros de incêndios florestais. Só este ano as queimadas aumentaram80% entre janeiro e outubro em comparação a 2021. Durante os dez primeiros meses 2.426.597 milhões de hectares de floresta foram atingidos, sendo 85% na Amazônia. Os dados são do Monitor do Fogo, iniciativa do Map Biomas Fogo com parceria e coordenação do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

Incêndio florestal na Amazônia

O número de queimadas registradas na Amazônia em 2022 já superou o acumulado de 2021. O aumento foi de 111%, com2 milhões de hectares queimados, contra 976 mil hectares no ano anterior.

Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM e coordenadora do Map Biomas Fogo, revela que mesmo um único evento de fogo tem impactos enormes na estrutura da vegetação, pois florestas degradadas armazenam 25% menos carbono por, pelo menos, 30 anos.

Vale salientar que as queimadas são consequências do aumento do desmatamento na Amazônia, que seguem na direção oposta dos compromissos assumidos pelo Brasil de lutar pelo desmatamento zero. Além disso, a nação distancia-se dos compromissos do Acordo de Paris, que tem como objetivo a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Incêndio florestal no Cerrado

Os dados do Monitor do Fogo seguem outros maus resultados. O Cerrado concentra 48% de toda a área queimada no Brasil até o mês de outubro, e é considerado o bioma que mais foi atingido pelas queimadas, sendo 7,4 milhões de hectares, um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.

É importante destacar que o Cerrado é um bioma que tem metade do tamanho da Amazônia, ou seja, quando mencionamos que a região foi a que mais sofreu queimadas, quer dizer que estamos falando de forma proporcional à área. O maior impacto está em vegetações do tipo savânica (representam 49% da área queimada, ou 3,5 milhões de hectares).

Em suma, os incêndios florestais são motivos de preocupação entre ambientalistas devido a importância dos biomas para toda a população. Eles acontecem há anos, podendo ser por diversas origens: natural, indígena ou ocasionadas pela abertura de grandes áreas de pastagens, lavouras e até garimpos.

Em caso de incêndios florestais, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193).

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar