Os incêndios provocados por sobrecarga elétrica têm sido registrados em larga escala nos últimos anos. Abaixo vamos explicar quais são as causas, como identificar, bem como prevenir esse vilão que afeta várias famílias a cada ano.

A sobrecarga no sistema elétrico não ocorre somente em residências antigas, mas também em diversos imóveis construídos recentemente. Esta pode colocar em risco tanto a estrutura da edificação, quanto a segurança das pessoas.

Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), os registros de incêndios provocados por sobrecarga de energia cresceram consideravelmente nos últimos dois anos, sendo contabilizados mais de 50% em casas e apartamentos.

Como identificar sobrecarga na instalação elétrica

Vale lembrar que os problemas com sobrecarga elétrica residencial muitas vezes não são perceptíveis à primeira vista. No entanto, os pontos principais que o morador precisa ter atenção são: a ocorrência frequente de desligamento dos disjuntores e oscilação de lâmpadas. Já os pontos perceptíveis para a identificação dessa condição, salienta-se o cheiro de queimado e tomadas com manchas pretas.

É preciso enfatizar que a sobrecarga acontece pelo excesso de carga no circuito, isto é, muitos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos ligados ao mesmo tempo em adaptadores e benjamins. Outro exemplo são os disjuntores mal instalados e mal posicionados. Dessa forma, o excesso de carga leva ao curto-circuito, causando possíveis incêndios. (Para saber mais leia o nosso blog: Curtos-circuitos: os grandes causadores de incêndio).

Como evitar a sobrecarga elétrica?

“Prevenir é melhor que remediar”, esse é um famoso ditado que todo mundo concorda, ainda mais quando se trata de sobrecarga na instalação elétrica. Ter atenção e cuidado é o melhor caminho para impedir esse problema. Por isso, evite:

– Tomadas penduradas, fiação exposta e fios desencapados;

– Ligar muitos aparelhos em uma única tomada;

– Utilizar extensões, adaptadores, benjamins e plugues T.

Agora que você sabe como identificar e evitar sobrecargas elétricas, atente-se às possíveis alterações e conte sempre com ajuda de um profissional para realizar uma avaliação elétrica da sua residência..

Na Extinfran você encontra profissionais qualificados para te auxiliar, como também elaborar um projeto de combate a incêndio exclusivo para a sua casa, prédio, sítio ou condomínio.

Conte conosco!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar