Toda empresa, independente do seu segmento, deve estar por dentro das leis e normas contra incêndio. Confira o passo a passo para proteger a vida de seus funcionários, bem como, o seu patrimônio.

Com a chegada da pandemia, o lar de muitos brasileiros tornou-se o local de trabalho, seja na sala de casa ou no quarto. Entretanto, com o avanço da vacinação e a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos, alguns estabelecimentos voltaram a funcionar.

Também dá para notar que muitas empresas que aderiram totalmente ao home office, agora começaram a fazer rodízio de funcionários. Logo com o retorno presencial, é imprescindível que os empregadores se atentem quanto aos cuidados para evitar e combater incêndios no ambiente de trabalho.

Como preparar uma empresa contra possíveis incêndios

Para preparar uma empresa contra possíveis incêndios, independente do tipo e do tamanho da edificação, é necessário estar de acordo com as normas e leis. Além disso, é importante observar alguns critérios, veja quais são:

1. Projeto de segurança contra incêndios

O primeiro ponto que uma empresa deve levar em conta é a estrutura do local para adquirir um projeto de segurança contra incêndios. Este trata do planejamento e execução de medidas que previnem, bem como, combatem a ocorrência de fogo. A licença é conhecida como AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que atesta a segurança do ambiente.

2. Equipamentos adequados

A segunda preocupação que os empregadores devem ter para evitar incêndios é manter o local com equipamentos adequados, como:

Extintores;

Hidrantes;

Sinalização de emergência;

Saída de emergência e rota de fuga;

Sistemas de detecção e alarme.

3. Treinamento para funcionários

Normalmente, o incêndio ocorre de maneira rápida, por isso, após garantir o AVCB e os equipamentos adequados para o combate de incêndios, é indispensável que os funcionários recebam treinamentos para manusear os objetos de forma adequada, como também, evacuar o local com segurança.

O Corpo de Bombeiros recomenda que todas as instituições empresariais de todos os ramos e tamanhos façam o treinamento de combate a incêndio, principalmente as que trabalham com materiais inflamáveis, as quais geram um risco maior de acidentes.

4. Ambiente organizado

Outra forma eficaz de prevenir incêndios é manter a organização do ambiente para evitar a expansão rápida do fogo e um possível tumulto na hora da evacuação do edifício. Dessa forma, é essencial manter a fiação arrumada em canaletas e passadores de fios, tal como armazenar papéis e em gaveteiros, pastas e estantes.

As dicas que separamos são valiosas para atuar na prevenção e combate contra incêndio, seja em lojas, prédios ou fábricas. Assim, sua empresa ficará mais segura caso ocorra acidentes com fogo. Lembre-se que, se você seguir todos os parâmetros de combate a incêndio não será preservado somente o seu patrimônio, mas também, avida de todas as pessoas que estão no local.

Portanto, se você busca a segurança da sua empresa e a proteção de seus funcionários, conte com a Extinfran. Trabalhamos com profissionais qualificados para apresentar os equipamentos certos de combate a incêndio para o seu estabelecimento de forma completa e segura.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar