O Corpo de Bombeiros tem o objetivo de realizar fiscalizações para certificar se seu negócio está dentro das normas de segurança contra incêndio. Confira!

A Vistoria do Corpo de Bombeiros em estabelecimentos comerciais está se tornando cada vez mais rigorosa, a fim de combater bem como evitar incêndios e acidentes que envolvem fogo. Mas você sabe se sua empresa está dentro das exigências e regularidades? Continue a leitura para saber mais.

O que é licença AVCB e para que ela serve

Toda empresa deve se atentar, primeiramente, à estrutura do local, pois o alvará de licença e funcionamento expedido pela prefeitura está diretamente ligado ao licenciamento exigido pelo Corpo de Bombeiros.

A licença AVCB conhecida como Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é um documento indispensável para com provar se a edificação possui todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico previstas na lei, e dimensionadas através da preparação de um projeto de incêndio.

Quando é feita a AVCB?

Segundo a legislação de segurança contra incêndio e pânico, a AVCB é feita a cada 05 (cinco) anos, exceto as edificações de recepção de público que é realizada a cada 03 (três) anos.

Assim que o prazo de validade expirar, o proprietário ou responsável pelo estabelecimento deve requerer a renovação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.

O que é analisado no momento da vistoria?

É fundamental se atentar se os equipamentos de combate a incêndio estão dentro das normalidades exigidas, ou seja, em bom estado e dentro da validade, principalmente no momento da vistoria. Veja quais são:

1. Sistema de hidrantes;

2. Central de alarme de incêndio;

3. Sinalização e iluminação de emergência;

4. Extintores de incêndio em pontos estratégicos;

5. Sistema de alarmes e detecção de incêndio (Sprinklers);

6. Saídas de emergência e rotas de fuga em caso de incêndio.

Portanto, não basta se preocupar com os itens apenas nas épocas de vistorias, é imprescindível que estejam sempre em bom estado para a segurança de todos no local, caso aconteça algum fator de emergência.

Quais penalidades são aplicadas quando há descumprimento das normas?

Quando há descumprimento das normas do AVCB, a empresa pode receber multas que variam de R$1.040,00 a R$ 5.200.000.00 vai depender da análise dos órgãos responsáveis.

Além disso, poderá haver punições, como a suspensão do certificado de licenciamento, como também, a suspensão dos alvarás de funcionamento.

Para garantir que tudo esteja correto e seguindo as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e outras entidades, entre em contato conosco! A Extinfran verifica todos os equipamentos de combate a incêndio e analisa o seu estabelecimento de forma completa, profissional e segura.

Faça o seu orçamento!!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar