Já falamos aqui sobre a importância das mangueiras para incêndios  no combate de incêndios e explicamos o modelo ideal para cada tipo ocorrência. Agora, vamos falar sobre os cuidados essenciais para preservação e uso dessas ferramentas.

As mangueiras para hidrantes são fundamentais no combate às chamas,pois ocorrências com fogo são extremamente perigosas e podem ser causados por diversas razões: seja um pequeno descuido, curto-circuito ou mau funcionamento de eletrodomésticos.

Além de conhecer todas as propriedades e modelos de mangueiras, é muito importante ter conhecimento sobre os cuidados essências ao manusear e realizar a manutenção.

Para manter a sua mangueira preservada e em bom estado para uso é fundamental seguir as recomendações da NBR ABNT (12279:2009) abaixo: 

  • Evitar contato com cantos vivos e pontiagudos.

Esses materiais podem furar a mangueira de incêndio quando ela ainda está armazenada, ocasionando surpresa desagradáveis quando o combate ao incêndio por de fato necessário.

  • Evitar manobras violentas e derivantes.

A entrada repentina de bomba e fechamento abrupto de esguichos, registros e hidrantes que causam golpes de aríete na linha (a pressão pode atingir sete vezes a pressão estática de trabalho, o que pode romper ou desempatar uma mangueira).

  • Evitar contato com o fogo, brasas e superfícies quentes.

O calor das chamas é nocivo ao material das mangueiras. Quando em uso, certifique-se que a mangueira não está em contato com as chamas ou muito próxima à irradiação do calor.

  • Evitar arraste da mangueira e uniões sobre o piso.

Principalmente se ela estiver vazia ou com pressão muito baixa (isto pode causar furos, principalmente no vinco.

  • Evitar queda de uniões.

Elas podem ser bastante danosas à sua mangueira de hidrante

  • Evitar contato da mangueira com produtos químicos

Além de outros derivados de petróleo, salvo tipo apropriado para esta finalidade.

  • Evitar guardar a mangueira molhada.

As mangueiras são fabricadas com materiais sintéticos que não são afetados pela água ou pela presença de fungos (bolor), mas para evitar a proliferação destes organismos e odor desagradável, é recomendável fazer o escoamento da água após o uso ou ensaio hidrostático, antes de guardar a mangueira.

  • Evite o curvamento acentuado da mangueira junto à união

Fique atento principalmente quando em operação.

  • Não utilize as mangueiras para algum outro fim que não seja o combate a incêndio

Jamais use elas para lavagem de garagens, pátios, obras ou jardinagem

  • Uso para treinamento: nunca!

Não utilizar as mangueiras das caixas ou abrigos em treinamento de brigadas, evitando danos e desgastes. Para maior segurança, as mangueiras utilizada sem treinamentos de brigadas devem ser identificadas e mantidas somente para este fim.

  • Evitar a passagem de veículos sobre a mangueira durante o uso

As mangueiras de incêndio não devem ser utilizadas como dispositivo de passagem de nível.

  • Inspecionar as caixas e abrigos.

Verifique se eles são adequados para conservação da mangueira.

  • Atenção ao retorno da manutenção.

Após a manutenção, retornar ao hidrante mangueira de mesmo tipo, diâmetro e comprimento conforme projeto.

  • Fique atento às classificações das mangueiras de incêndio

De acordo com o tipo de utilização, as mangueiras podem ser acondicionadas conforme descrito a seguir:

  1. Forma ziguezague deitada: a mangueira em forma ziguezague deve ser apoiada por um de seus vincos sobre superfície não abrasiva. Podem ser acoplados vários lances para formação de linha pronta; ver figura A.1.
  2. Forma ziguezague em pé: a mangueira em forma ziguezague deve ser posicionada na vertical sobre ela própria; ver figura A.2.
  3. Forma aduchada: consiste em enrolar a mangueira previamente dobrada contra ela mesma, formando uma espiral a partir da dobra em direção às extremidades. Recomenda-se esta forma de acondicionamento nas caixas de hidrantes. Ver figura A.3.
  • Armazene em local seco

A mangueira de incêndio aprovada para uso deve ser armazenada em local ou compartimento seco e ventilado, protegida da incidência de raios solares e atmosferas agressivas,tais como vapores de derivados de petróleo, vapores ácidos etc.

  • Verifique as uniões de acoplagem

Antes de pressurizar a mangueira, verificar se as uniões acoplaram totalmente (cerca de um quarto de volta para uniões tipo engate rápido). Esse cuidado garante maior longevidade da mangueira de incêndio.

  • Prevenir nunca é demais!

Quando o assunto é fogo, manter-se seguro é essencial. Para solicitar um orçamento de manutenção de suas mangueiras para hidrantes ou para adquirir uma nova, entre em contato conosco!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar