Classe A 
Como classe “A” entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc.

Classe B 
Como classe “B”, os incêndios em líquidos e gases, que queimam na superfície e não deixam resíduos, tais como a o GLP (gás de cozinha), a gasolina, o álcool, o querosene, etc.

Classe C 
Como classe “C”, os incêndios em que esteja presente a energia elétrica, normalmente em aparelhos elétricos “energizados”. Esse tipo de incêndio exige que o agente extintor não conduza a corrente elétrica.

Os extintores de incêndio, em seu rótulo, possuem indicação sobre as classes de incêndio para as quais são adequados.

O rótulo informa também as classes de incêndio para as quais o extintor não se presta, conforme exemplo abaixo:

Os extintores de incêndio, em seu selo do Inmetro(azul) e da Extinfran ( branco ) ou ( amarelo ) apresentam indicações de quando foram recarregados, conforme o exemplo abaixo:

Localizado à esquerda:
Manutenção realizada, sendo possíveis as manutenções de:
1°nível -> Inspeção
Exame periódico, efetuado pôr pessoal habilitado, que se realiza no extintor de incêndio, com a finalidade de verificar se este permanece em condições originais de operação.

2°nível -> Recarga
A manutenção de segundo nível, por consistir em procedimento de caráter preventivo e corretivo, deverá ser executada a cada 12 meses. Quando o extintor de incêndio estiver submetido a condições adversas ou severas, ou ainda se for indicado por uma inspeção técnica, o intervalo de manutenção pode ser reduzido.

3° nível -> Teste e Recarga
Extintores de incêndio devem ser submetidos ao ensaio hidrostático em um intervalo máximo de 5 (cinco) anos,contados à partir de sua data de fabricação ou da realização do último ensaio hidrostático.

· Próxima manutenção de 3° nível ( teste hidrostático )
· Data da ultima manutenção de 3°nível

Localizado ao centro:
Ttermos de garantia

Localizado à direita:
Data da próxima manutenção de 2°nível (recarga) e próxima inspeção
Tipo de conteúdo do extintor de incêndio, como exemplos:
PQS: pó químico seco a base de bicarbonato de sódio
AP: água pressurizada
Co2: gás carbônico
Abc: pó químico seco a base de amônia
Capacidade de carga, ou seja, quantidade de conteúdo presente no interior do recipiente. Número de serie do recipiente.

 

Apresenta à esquerda:
O serviço realizado: 1°,2° ou 3° níveis
Um pouco a direita:
Apresenta o trimestre/ano limite para a recarga do extintor, marcado por uma perfuração, neste exemplo, o extintor foi marcado: 3° trimestre de 2013. Então deverá ser trocado no Maximo ate a data de 30/09/2013, sendo dia 30, o ultimo dia do terceiro trimestre de 2013, e dia 01/10/2013, o primeiro dia do 4° trimestre de 2013.

A extrema direita: apresenta os termos de garantia e sua próxima inspeção de 3° nível.

Apresenta o selo do Inmetro, órgão fiscalizador do mesmo, os furos indicaram o mês e ano em que o extintor foi recarregado.

ATENÇÃO
Se seu carro apresentar ano de fabricação superior a 2005, você deverá usar apenas os extintores descartáveis do tipo ABC.
Se seu carro apresentar ano de fabricação inferior a 2005, você poderá usar tanto os extintores recarregáveis tipo BC, quanto os descartáveis do tipo ABC.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar