Anualmente há diferentes relatos sobre incêndios estruturais em hospitais. Entender quais são as principais causas é fundamental para saber como combater as chamas, a fim de proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente.

As ocorrências de incêndios estruturais em ambientes hospitalares são mais frequentes do que imaginamos. De acordo com levantamentos do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), em 2021 foram registrados 2.301 incêndios no país, dos quais 5,4%ocorreram em hospitais. Já de janeiro a junho deste ano, essa porcentagem aumentou mais de 30% .

Dentro dos hospitais há diferentes riscos, desde os físicos, químicos, ergonômicos até elétricos, por isso é importante que esses locais tenham bons projetos de segurança contra incêndio, como equipamentos e dispositivos certificados, além de passar por vistorias e manutenções preventivas. Desse modo é possível evitar acidentes, bem como, preservar vidas, patrimônios e o meio ambiente.

As principais causas de incêndios em hospitais

Os incêndios em ambientes hospitalares começam com a ausência de consciência da população, tal como, das autoridades. Um exemplo disso são os hospitais públicos localizados no Rio de Janeiro, 19 de21 deles não possuem aprovação para funcionar, segundo o Corpo de Bombeiros.

As principais causas de incêndios em hospitais estão relacionadas à falta de manutenção, o que pode favorecer o vazamento de substâncias inflamáveis de equipamentos em mau estado de conservação, assim como os curtos-circuitos em instalações precárias. Além disso, é perceptível a falta de capacitação de muitos profissionais para atuar nesses casos de incêndios.

Vale ressaltar que, a falta de manutenção foi a grande razão de equipes do Corpo de Bombeiros combaterem as chamas de um incêndio na Santa Casa de Belo Horizonte. No dia 27de junho, o incêndio iniciou no 10° andar e teria sido provocado por falhas mecânicas no aparelho de O2 (oxigênio) combinado com a pane.

Medidas para combater incêndios em hospitais

Um incêndio é grave em qualquer edificação, no entanto os incêndios em hospitais, em sua maioria, podem ser ainda mais desafiadores por ser um local que presta socorro para o público e por ser um ambiente de constante manuseio de equipamentos e produtos inflamáveis, como cilindros de oxigênio, equipamentos tomográficos, de raio-x.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alguns critérios são essenciais para uma boa segurança contra incêndios.

O primeiro passo se inicia com o projeto arquitetônico, a avaliação do local, se há estabelecimentos de risco ao redor, a escolha dos materiais de construção e as rotas de fuga.

Em seguida é necessário conferiras condições mínimas de segurança, como:

1. Acesso de viaturas à edificação;

2. Segurança estrutural contra incêndio;

3. Controle de materiais de acabamento e revestimento;

4. Sinalização de emergência;

5. Rotas de fuga e saídas de emergência;

6. Iluminação de emergência;

7. Alarme de incêndio;

8. Extintores;

9. Brigada de incêndio;

10. Plano de emergência contra incêndio.

Além disso, é indispensável manter vistorias regulares e o treinamento da equipe, assim torna-se mais fácil a prevenção e o combate contra incêndios.

Há alguns acidentes que infelizmente acontecem de maneira imprevisível. Contudo, é fundamental levar em consideração não só os riscos de incêndios em ambientes hospitalares, mas também, em quaisquer edificações.

A Extinfran conta com diferentes equipamentos fundamentais para prevenir, bem como, combater incêndios, seja em hospitais, residências ou em estabelecimentos comerciais. Entre em contato conosco e faça seu orçamento!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar