Quando falamos de incêndios, existem muitas substâncias prejudiciais à saúde humana. Além das queimaduras que podem ser ocasionadas pelo contato do fogo e do calor com a pele, a inalação da fumaça pode ser bastante tóxica

Cerca de 80% dos óbitos acontecem devido à essa inalação dos vapores e produtos químicos contidos na fumaça, sendo eles, principalmente, monóxido de carbono e cianeto. 

Um fator importante é que pela cor da fumaça conseguimos identificar o material de combustão e entender o que cada uma representa e significa.

Veja abaixo o que cada cor representa:

  • Fumaça Branca ou Cinza Clara: indica uma queima de combustível comum. Ocorre em queimadas de materiais como madeira, tecido, papel, capim… Neste caso ocorre a combustão completa com um rápido consumo do combustível e boa quantidade de oxigênio.
  • Fumaça Preta ou Cinza Escura: indica a combustão incompleta e isso ocorre normalmente quando produtos derivados do petróleo, tais como graxas, óleos, pneus, plásticos, etc queimam. Uma curiosidade é que essa combustão se desenvolve em altas temperaturas.
  •  Fumaça Amarela, Roxa ou Vermelha: indica a queima de combustível com gases altamente tóxicos, como, por exemplo, produtos químicos. Essa são as queimadas mais raras de acontecer, mas são as mais prejudiciais à saúde humana. 

Para saber mais informações sobre incêndios e além disso se proteger contra eles conheça a Extinfran. Nós possuímos uma variedade de produtos, serviços, acessórios e projetos focados para proteção contra incêndio. 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar