Conheça as principais causas de incêndios residenciais

Os incêndios residenciais podem ocorrer por vários motivos e a prevenção é essencial! Confira abaixo as cinco principais dicas de como ter cuidado e precaução para evitar acidentes e incêndios em casa.

Os incêndios são uma das principais causas de ocorrências de acidentes domésticos, o descuido e a falta de atenção podem contribuir para acidentes graves, como a destruição de patrimônio, de bens materiais, e até mesmo da vida.

Prevenir é a melhor opção, portanto, é primordial ficar atento aos cuidados no dia a dia quanto ao uso de aparelhos eletrônicos, produtos inflamáveis e rede elétrica.

Confira abaixo as principais causas de incêndios residenciais e sua prevenção:

1. Distração na cozinha

Um dos principais locais de incêndios residenciais é na cozinha, a combinação do gás com o fogo é extremamente perigoso, além da distração com o fogão, que também pode gerar queimaduras, por isso:

– Permaneça na cozinha enquanto o fogão ou forno estiverem ligados;

– Fique atento quando o óleo estiver esquentando, pois o superaquecimento gera fogo;

– Ao sair de casa sempre confira se o fogão está desligado;

– Evite deixar o gás ligado quando sair de casa.

2. Vazamento de gás

Outro principal causador de incêndio doméstico é o gás, seja canalizado ou não, o vazamento da substância, pode acarretar em uma explosão e um incêndio, sendo assim:

– Mantenha o botijão longe da cozinha;

– Sempre coloque-o em posição vertical;

– Caso sinta cheiro de gás, abra portas e janelas para dissipá-lo.

3. Sistema Elétrico

É importante se atentar ao sistema elétrico, pois com o passar do tempo os fios envelhecem e se não houverem manutenções, a fiação pode ficar sobrecarregada e, com isso, pode gerar curto-circuito, e também danificar equipamentos, sendo assim:

– Fique atento às vistorias na parte elétrica de seu imóvel;

– Evite manter aparelhos sem uso conectados na tomada;

– Não sobrecarregue benjamins e filtro de linhas.

4. Aparelhos eletrônicos

Outro fator extremamente importante são os aparelhos eletrônicos, alguns podem contribuir para grandes riscos, como a sobrecarga na rede elétrica de sua residência, por isso evite ligá-los e usá-los ao mesmo tempo. Vale lembrar também que em momentos de chuva, desconectar os aparelhos das tomadas pode evitar curtos e incêndios.

– Cuidado com os materiais que irá colocar no micro-ondas;

– Após o uso do ferro de passar roupa, desligue-o;

– Evite carregar celulares, notebook, sobre o sofá, cama e estofados;

5. Descuido de velas acesas

O uso de velas é muito comum na ausência de eletricidade, e o seu descuido é muito perigoso, pois se está próximo de locais com tecidos, como cortinas, camas, o fogo pode se espalhar com facilidade, portanto:

– Não coloque velas em recipientes rasos;

– Mantenha as velas longe de produtos inflamáveis;

– Não deixe as velas no alcance de crianças.

Após os cinco tópicos é possível observar como é importante termos cuidado e atenção em casa para prevenir essas situações, e claro, como é necessário providenciarmos equipamento de segurança, como os extintores de incêndio, e para quem já possui, fique atento quanto a validade do produto.

Se você tem alguma dúvida, a Extinfran pode te ajudar! Temos o objetivo de auxiliar no melhor extintor para a sua residência. Faça o seu orçamento conosco!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar