Incêndios no Pantanal

Entenda a gravidade e consequências dos incêndios no Pantanal.

Estamos vivenciando um momento de grande tristeza para a fauna e flora brasileira. Os incêndios no Pantanal continuam progredindo em sua devastação e as consequências disso são incalculáveis.

Para se ter uma ideia segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) de janeiro à primeira quinzena de setembro de 2020.

O Pantanal teve mais de 2,9 milhões de hectares atingidos pelo fogo, o que representa cerca de 19% do bioma no Brasil, conforme o Instituto SOS Pantanal. Em um comparativo, a área queimada corresponde a pouco mais de 19 vezes da capital de São Paulo.

Vale destacar que vários são os fatores que agravaram a questão dos incêndios no Pantanal. Alguns deles possuem caráter natural e outros estão associados diretamente a ações humanas. Se por um lado este ano é considerado um dos mais secos da história recente do Pantanal, localizado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (BAP). Por outro temos uma demora do governo para se mobilizar para o enfrentamento ao fogo.

Como vivemos em um ecossistema que visa sempre se manter equilibrado, os incêndios no Pantanal afetarão não só o clima local, mas com certeza irá refletir em outras partes do Brasil.

Apesar de estarmos distantes podemos prestar ajuda ao Pantanal. Uma forma fácil e prática é fazendo uma doação através do https://doe.wwf.org.br/pantanal

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar