A substância que está em cada extintor é super importante na hora do combate das chamas, por isso, a importância de comprar o item certo

Na hora de escolher o extintor do condomínio ou de sua empresa é super importante tomar conhecimento sobre as classes de incêndio, pois essas informações serão imprescindíveis na hora de escolher o equipamento de segurança. Avalie quais materiais estão em seu ambiente e veja se ele está inserido nas classes A, B, C ou K: 

Neste post vamos explicar qual a situação de cada classe e quais sãos as substâncias utilizadas nos extintores e indicadas para combater cada tipo de fogo. 

Preste atenção nos tópicos abaixo:

Explicando as classes de incêndio

Classe A: Essa classe é definida pelos incêndios considerados sólidos, ou seja, que queimam resíduos, como madeira, papel, tecidos, borracha e etc.

Classe B: São os incêndios provocados por líquidos e gases. Eles queimam na superfície e não deixam resíduos, como gás de cozinha, gasolina, álcool, querosene e outros. 

Classe C: Causado por equipamentos elétricos, como televisão, computadores e etc. Esse tipo de incêndio requer um extintor que não conduza a corrente elétrica. 

Classe D: Consiste em incêndios em metais combustíveis, como alumínio e zinco. 

Classe K: Classifica o fogo e a gordura em cozinhas.

Os tipos de extintores 

Cada classe de incêndio exige um extintor certo. Pois ele conta com substâncias indicadas para combater cada tipo de fogo e, por isso, como dito antes, é sempre bom avaliar os itens presentes no local em que ele será instalado. 

Confira abaixo o quatro tipos: 

Pó químico

Contam com vários tipos de pó e o mais comuns são o tipo BC, que tem como agente principal o bicarbonato de sódio, e o ABC que tem como agente o monofosfato de amônia.

O tipo BC é indicado para as classes de incêndio B e C; já o tipo ABC é adequado para as classes A, B e C. 

Ambos agem por abafamento  

Gás Carbônico 

Esse tipo conta com CO2, o gás carbônico, que não possui cheiro e nem cor. Além disso, ele não conduz eletricidade e, por isso, torna-o indicado contra os incêndios das classes B e C. 

O gás quando entra em contato com o material que está pegando fogo, abafa e, logo após, resfria. 


Água 

A água, que a gente já conhece muito bem, é ideal para combater também os incêndios da classe A. Em primeiro momento o combate acontece por meio de resfriamento e, em seguida, por abafamento, pois há grande quantidade de vapor produzida. 

Espuma

A espuma age por resfriamento, pois conta com água, e também por abafamento. Por isso, é indicada para incêndios de classes A e B e não deve ser utilizado em materiais da classe C, porque sua substância conduz energia. 

Unidade Extintora de incêndio portátil Classe K 

Esse tipo de extintor é portátil e é o mais recomendado para incêndios em cozinhas comerciais e industriais, pois conta com carga de Acetato de Potássio diluído em água 

É super importante seguir essas orientações, pois se o extintor utilizado não for equivalente à classe de seu incêndio, a situação pode ficar ainda pior. Então atente-se e faça uma escolha correta. 



Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar