A busca constante por altas temperaturas pode causar acidentes inimagináveis; confira como evitá-los.

Oficialmente o inverno não chegou, está marcado para o dia 20 de junho, mas já conseguimos sentir um pouco da sua presença com as constantes quedas de temperatura. Com dias mais frios e muita gente dentro de casa, o aconchego é necessário e, por isso, procuramos alternativas para deixar o nosso ambiente um pouco mais quente.

Lareiras, chuveiros com águas extremamente quentesaquecedores, fogões a lenha e outras alternativas são usadas para atingir a desejada temperatura agradável. Porém, atitudes simples como essas podem causar tragédias se não forem observadas com cuidado.

De acordo com fontes do Corpo de Bombeiros, nessa época do ano os incêndios aumentam cerca de 50% e isso ocorre devido ao uso excessivo de equipamentos em uma instalação elétrica precária. Assim, o incêndio começa de forma rápida e acaba se espalhando por toda casa.

Para evitar esses acidentes, separamos abaixo cinco cuidados que você deve tomar nesses dias dentro de casa; confira:

1 – Observe os objetos que estão próximos às lareiras

Tapetes, cortinas, móveis de madeira podem pegar fogo deforma muito fácil, sendo assim, evite deixá-los próximos das lareiras e jamais use-as sem a sua tela de proteção, pois algumas madeiras podem gerar grandes fagulhas.

2 –  Cuidado com enfeites próximos aos fogões a lenha

Por muitas vezes, instalados em varandas, esses tipos de fogões devem ficar longes de objetos decorativos como cortinas, móveis, livros ou enfeites artesanais. O fogo gerado por eles pode ser facilmente propagando com ventos ou simples aproximações.

3 – Respeite as normas de instalação dos aquecedores

Tenha muita atenção ao instalar um aquecedor em sua casa ou escritório. Os portáteis não devem ficar próximos de cortinas, tapetes ou outros acessórios que propaguem o fogo e as crianças devem ser mantidas bem longe para evitar queimaduras. Siga SEMPRE as recomendações do fabricante durante o processo de instalação dos aquecedores a gás e não se esqueça de ventilar o espaço para renovar o ar.

4 – Evite ligar muitas coisas em uma única tomada

Os “Ts” ou benjamins são vilões neste momento, pois as tomadas sobrecarregadas podem não aguentar a quantidade de equipamentos fortes ligados ao mesmo tempo. Para evitar esses acidentes, a sua rede elétrica deve passar por uma revisão constantemente.

5 – Fique atento com o chuveiro

Para um bom funcionamento do chuveiro, a sua resistência -responsável pela água quente –  deve ter contato com muita água durante o seu processo de esquentamento e nesse momento de frio, abrimos pouco o registro com o objetivo de ter água mais quente deforma mais rápida. Isso pode queimá-lo, além de causar pequenos incêndios se sua rede elétrica não estiver funcionando corretamente.

Enfim, esses são apenas alguns cuidados que devemos tomar para evitar possíveis acidentes. Lembre-se: Se perceber alguma falha ou problemas entre em contato com profissionais e nada de curiosidades extremas nesses processos.

Em caso de incêndios, ligue SEMPRE para 193!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar