O álcool em gel pode causar incêndios no seu carro?

A substância é inflamável, e para carregá-lo no carro, alguns cuidados precisam ser levados em conta.

Sabemos que o álcool em gel se tornou um aliado diário de muitas pessoas, seu uso é indicado para higienização das mãos e é um ótimo combatente da propagação do novo coronavírus. Mas alguns motoristas se mostraram preocupados após uma matéria que saiu na FolhaBV dizer que um carro pegou fogo, depois de ficar 30 minutos no sol, e o percursor desse incidente, seria o álcool em gel.

O álcool em gel é capaz de provocar incêndios?

De início, já adiantamos que a possibilidade não deve ser descartada, pois estamos falando de uma substância que é um combustível, mas a combustão desse material não é espontânea, e é necessário algum agente externo, como uma faísca ou calor elevado, por exemplo, para que ocorra tal incidente.

Mesmo que a autocombustão do álcool em gel no caso citado seja improvável, medidas de segurança devem sempre ser tomadas para que se evite outros problemas. Cuidados básicos podem ser decisivos, por exemplo, se o veículo tiver que ficar estacionado ao sol, evite deixar o álcool em gel dentro do carro, devido à grande quantidade de calor que será produzida, caso não tenha como levá-lo com você, deixe-o dentro do porta-luvas, e certifique-se que o frasco esteja bem tampado.

O cuidado ainda deve ser redobrado ao utilizar álcool líquido, porque como essa substância não tem o gel misturado em sua composição, a sua volatilidade se torna maior, e o risco de acidentes aumenta.

Sendo assim,uma explicação possível para o incêndio no carro que a matéria noticiou, seria que o frasco de álcool em gel usado pelo motorista estaria destampado, e sua forma em gás, devido à evaporação, encontrou no ar quente um comburente para iniciar o incêndio. Mas mesmo assim, essa opção tem pouquíssimas chances de acontecer, precisaria de muitos fatores externos, e a matéria não traz informações suficientes para chegar em uma conclusão.

Fato ou Fake?

Como explicamos anteriormente, o álcool em gel é uma substância de pouca volatilidade, por causa do gel em sua composição, e também devido à sua baixa taxa de evaporação. Desse modo, a sua autocombustão seria impensável, pois o seu ponto de combustão está acima de 70°C. Então, as possibilidades do incêndio ter sido provocado pelo álcool em gel exposto ao calor são quase nulas.

De todo modo,acidentes podem acontecer, e para evitar problemas dessa natureza, carregue o seu álcool em gel em sua bolsa, assim você estará com ele sempre em mãos, e não correrá o risco de incidentes relacionados a ele.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar