Recarga de Extintor de Incêndio

Para garantir a segurança de todos, os extintores de incêndio precisam de manutenção regularmente 

Por muitas vezes,quando compramos um extintor, não nos preocupamos ou nos esquecemos de sua manutenção, mas isso é um ato totalmente errado e que deve ser revertido, pois a manutenção nesse caso, é fundamental para que em uma eventual emergência, seu equipamento funcione normalmente e evite, minimize uma tragédia.  

Uma das coisas que devemos ficar atentos é o seu momento de recarga, que deve ser feito de forma regular. Neste post você poderá tirar todas as dúvidas sobre esse procedimento.Confira:

Quando devemos fazer a recarga dos extintores?

Os extintores de água ou de pó químico precisam ser recarregados uma vez por ano e os equipamentos de gás carbônico devem ter sua recarga realizada a cada seis meses, respeitando assim, o estado de cada extintor. Mas atenção, só devem respeitar essa estimativa os extintores que estiverem em excelente estado. 

No caso de anéis de válvula danificados, a manutenção deve ser feita bem antes. Um outro acessório que precisa de cuidados é a mangueira, que deve receber um ensaio hidrostático a cada cinco anos ou em menor intervalo caso sofra algum dano sério. 

Como solicitar uma recarga?

Na hora de solicitar esse serviço, você vai se deparar com dois tipos de orçamentos: o aberto e o fechado. 

O aberto contará com todos os serviços cobrados separadamente, sendo recarga, pintura e talvez alguma troca de peças. Já o fechado contará com um preço único para todos os serviços que serão prestados. 

Essas possibilidades devem ser analisadas de acordo com a sua situação.É praticamente impossível saber o estado do extintor sem abri-lo, por isso, se você tiver uma margem maior, opte pelo orçamento aberto ou se você precisar trabalhar com um valor mais seguro, opte pelo orçamento fechado.

Lista de cuidados para a manutenção dos extintores: 

  • Não deixe sua empresa ou prédio ficar um dia sequer sem extintores; 
  • Opte por empresas que ofereçam substituição de extintores durante a manutenção; 
  • Escolha empresas que possuem certificação do Inmetro para realizar o serviço; 
  • Faça pequenas marcas com tinta em seus extintores ou anote o número de identificação de cada um a fim de evitar fraudes; 
  • Quando os extintores voltarem da manutenção verifique a cor do anel de plástico para ter certeza que foi trocado. Cada ano tem uma cor diferente (a de 2020 é verde);
  • Verifique se há o Selo de Conformidade do Inmetro (adesivo holográfico). 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar