Você provavelmente já está acostumado a ver um Extintor de Incêndio vermelho como o da imagem acima, mas você sabe tudo o que precisa saber para comprar um extintor? Para que tenham um bom desempenho, existem diversos modelos de extintores que são produzidos de acordo com as ocasiões corretas que cada um deve ser utilizado, já que os momentos de uso, geralmente, são em situações desesperadoras e que precisam de agilidade e qualidade.

Para poder te auxiliar na escolha de seu extintor, vamos mostrar algumas dicas,informando os vários tipos, usos e dicas para a sua manutenção. Confira:

Tipos de Incêndio

Os extintores de incêndio são classificados por cada tipo de incêndio que são determinados de acordo com o que pode desencadear o seu princípio. Sendo assim, eles são separados por classes.

  • Classe A: Originado de materiais combustíveis sólidos como papel, madeira, plásticos termoestáveis,tecidos, borrachas e fibras orgânicas.
  • Classe B: Causado pela combustão de líquidos e/ou gás inflamáveis, graxas e plásticos que queimam em sua superfície sem deixar resíduos.
  • Classe C: Queima de instalações elétricas energizadas, como quadros de força, transformadores,fiações etc.
  • Classe D: Causado por metais combustíveis, como magnésio, potássio, lítio, sódio e zircônio.

Tipos de Extintor de Incêndio

Já falamos sobre essa categorização de incêndios. Para saber com mais detalhes você confira em nosso blog.  

Para escolher um extintor, é preciso verificar as naturezas do fogo que podem causar o incêndio. Após verificar isso, é possível classificá-los de acordo com sua indicação e agente.

  • Agente Água: Indicado para incêndios de classe A, agindo por resfriamento. Ele nunca deve ser usado em incêndios de classe B e C.
  • Agente Gás Carbônico: Indicado para incêndios de classe B e C; extingue o fogo por meio de reações químicas.
  • Agente Pó Químico B/C: Indicado para incêndios B e C; extingue o fogo por meio de reações químicas.
  • Agente Pó Químico A/B/C: Indicado para incêndios A, B e C; extingue por meio de reações químicas e abafamento. Ele pode ser usado para contenção de praticamente qualquer natureza.
  • Agente Espuma Mecânica: Indicado para incêndio de classe A e B; age por resfriamento e abafamento e nunca deve ser usado em fogo de natureza classe C.

Manutenção do Extintor de Incêndio

Após verificar em qual tipo de incêndio o seu ambiente se encaixa, você precisa saber como funciona a manutenção desses equipamentos, já que os prazos, a recarga e o ensaio hidrostático, que são previstos pelas respectivas normas técnicas brasileiras, devem ser respeitadas.

Caso os extintores estejam sujeitos a condições adversas, intempéries ou condições agressivas, os prazos deverão ser reduzidos, sendo ainda mais frequentes quando mais agressivo/adverso for o ambiente no qual o equipamento está instalado.

O que pode ser considerado uma Condição Adversa?

Uma ação isolada ou combinada de: mudanças bruscas de temperatura, choques térmicos, umidade do ar elevada (superior à 95%), exposição a agentes químicos, vibrações e exposição prolongada a temperaturas extremas: abaixo de –10°C e acima de 50°C, para extintor de pó; abaixo de 4°C e acima de 45°C, para extintor de água; e abaixo de 0°C e acima de 45°C, para extintores de gás carbônico.

Estas informações devem constar do plano de manutenção do edifico, em acordo com a ABNT NBR 5674.

Normas

As normas que devem ser atendidas são: Normas Técnicas Brasileiras ABNT NBR 12962, ABNT NBR 13485, ABNT NBR 15808 e demais normas aplicáveis em suas últimas versões publicadas e aprovadas, a regulamentação obrigatória por certificação compulsória estabelecida pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial,e demais legislações em âmbito Federal, Estadual e Municipal.

Agora que você já sabe qual o extintor escolher para o seu local, que tal verificar as nossas opções

Faça seu projeto de Incêndio com a Extinfran.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar