Cuidados com os enfeites das festas de fim de ano.

Com as festas de fim de ano se aproximando, muitas pessoas procuram pelos famosos pisca-pisca e outros objetos de decoração natalina. No entanto, é muito importante se manter vigilante ao uso dessas decorações. É essencial ter muito cuidado ao manusear e instalar esses ornamentos para evitar choques, curto-circuito e até mesmo incêndios.

O cuidado com esse tipo de decoração começa desde a compra do produto. É importante que dentro da própria loja, o consumidor confira se o enfeite está em bom estado de uso e possui o selo Inmetro de Segurança. Só compre qualquer tipo de decoração elétrica após ter a certeza de que o produto não causará problemas. Outro cuidado a ser tomado é verificar a compatibilidade elétrica do produto com a capacidade das instalações elétricas do imóvel para evitar sobrecargas.

Durante a instalação desses elementos de decoração mantenha-os fora da tomada, evitando choque elétrico por contato. A ligação dos enfeites na tomada deve ser feita somente após toda a montagem para evitar qualquer tipo de acidente. Outro ponto importante, é que todas as conexões e emendas dos fios devem estar protegidas por uma fita isolante de boa qualidade.

É importante, também, evitar que vários equipamentos sejam ligados em uma mesma tomada, pois isso pode causar sobrecarga elétrica, que é um fator de risco para incêndios. Além disso, evitar as famosas “gambiarras” em decorações natalinas. Esse tipo de negligência pode causar acidentes seríssimos devido ao mau capeamento de fios elétricos.

Mas como usar os enfeites de fim de ano com segurança?

A Defesa Civil criou uma lista de dicas para que a população brasileira esteja ciente de todos os procedimentos e cuidados necessários ao enfeitar suas casas para as festividades. Entre as dicas estão:

  • Não deixar a árvore de Natal próxima a cortinas e sempre desligar o pisca-pisca quando for sair de casa ou dormir.
  • Antes de enfeitar a área externa da casa com pisca-pisca, verifique se o produto é adequado para o contato com água.
  • Dê preferência às lâmpadas que não esquentam.
  • Não faça gambiarras ou sobrecarregue as tomadas com muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo.
  • Cheque o estado dos fios elétricos decorativos antes de usá-los.
  • Caso for enfeitar fachadas de prédio, ou utilizar luzes decorativas e árvores de Natal ao ar livre, procure um eletricista qualificado para instalação segura.
  • Tenha atenção para que as crianças não brinquem com esses enfeites e sofram algum tipo de descarga elétrica.

Depois dessas dicas, com certeza você e sua família terão festas de fim de ano bem bonitas e harmoniosas, e o melhor de tudo, sem riscos de acidentes. Boas Festas!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar