Lâminas afiadas, gás, chamas… São vários os riscos que uma cozinha oferece. E se aventurando como masterchef amador, quem nunca esqueceu uma panela no fogão aceso? Espero que a sua não tenha sido com óleo! Sim, panelas com óleo são um risco de incêndio em potencial. Como o desespero e o pânico podem tomar conta nessas horas, separamos para você algumas orientações de como proceder.

Como agir em caso de fogo na panela com óleo

Sempre avalie a situação: em caso de início de fogo apenas na panela, a situação é fácil de controlar. Primeiro desligue a chama do fogão; uma tampa metálica pode ser usada para abafar o fogo. Nesse cenário, outra opção é pano de algodão úmido, que pode ser colocado esticado por cima da tampa da panela para extinguir a chama. A situação é um pouco mais grave? Se o óleo tiver sido derramado e o fogo estiver na superfície do fogão, ou ainda existir risco de se alastrar para outras superfícies (como coifas engorduradas), não hesite em buscar ajuda profissional. Talvez seja a hora de lançar mão do extintor de incêndios mais próximo. Para este tipo de incêndio, Podem ser usados Extintores de incêndio Classe B ou K. Em caso de acidente de proporções maiores, retire todos do imóvel e acione os bombeiros pelo 193.

Água nunca é opção!

Nunca use água para apagar esse tipo de incêndio, o resultado é desastroso! Como a água entra em ebulição a 100c° e é mais densa que o óleo, ao ser derramada ela vai direto para o fundo da panela, e evapora expandindo instantaneamente devido a temperatura elevada do óleo. Com isso, ocorre uma explosão e também uma oxigenação do óleo, que acaba alimentando ainda mais as chamas na superfície da panela. Além disso, gotículas de óleo se espalham, podem alastrar o fogo, e causar graves queimaduras.

 

 

Prevenir é o melhor remédio!

Esperamos que nunca precise usar essas medidas, por isso é sempre bom prevenir. Veja atitudes simples que podem reduzir riscos: -Mantenha superfícies limpas. Paredes e coifas engorduradas podem ajudar o fogo a se alastrar; -Quando estiver cozinhando fique sempre de olho, não se ausente da cozinha; -Fique atento a cheiros, fumaças (podem ser início de fogo) e ao uso de temperaturas muito elevadas; -Mantenha papeis toalha, e líquidos inflamáveis longe do fogão; -Prevenir é também ter sempre a validade e recarga dos extintores de incêndio checada.

Precisa de extintores novos, recarga, projeto de incêndio, e acessórios?

Não deixe de consultar a Extinfran! Peça já seu orçamento!

 

Fonte:

https://alunosonline.uol.com.br/quimica/como-apagar-fogo-oleo-cozinha.html
https://www.megacurioso.com.br/fisica-e-quimica/69528-voce-sabe-por-que-nunca-devemos-jogar-agua-sobre-oleo-pegando-fogo.htm

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar