incêndio doméstico

O outono começou e a tendência agora é que as temperaturas comecem a cair e que a população comece a buscar alguns recursos para se manter aquecida. No último ano (2017) tivemos um inverno mais rigoroso vocês se lembram? E caso ele se repita em 2018, é ficarmos atentos pois temperaturas mais baixas geram um aumento na utilização de aquecedores, lareiras, fogões a lenha e outros métodos alternativos de aquecimento em ambientes domésticos. Estes dispositivos, no entanto, acentuam os riscos de incêndios em ambientes internos.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, uma média de 6.600 incêndios residenciais acontecem anualmente no Estado. De maneira geral, estes acidentes “decorrem de condutas inadequadas ou da inobservância de alguns procedimentos”.

Uma dica para evitar esse tipo de acidente é manter os aquecedores elétricos afastados de objetos e materiais combustíveis, que podem se ignizar com o calor radiante emitido. Ela alerta ainda para as precauções com a fiação e a tomada, pois o aquecedor deve ser ligado a uma instalação elétrica que suporte sua potência. Além disso, os fios não devem ficar esmagados ou retorcidos, pois há o risco de curto-circuito e sobreaquecimento da fiação, gerando calor e faíscas.

Os aquecedores a gás também irradiam calor e, por isso, devem ser mantidos longe de materiais inflamáveis. Além disso, é necessário seguir fielmente as recomendações de instalação do fabricante para conter os riscos de vazamento do gás.

Os incêndios residenciais são potencialmente perigosos para casas de alvenaria, mas são muito mais destrutivos quando acontecem em construções de madeira, improvisadas e mal planejadas, como ocorre geralmente regiões mais simples.

E você, quais cuidados toma para evitar acidentes domésticos desse tipo?

 

Fonte: https://jornal.usp.br

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar