Incêndios Florestais

Os incêndios florestais geram impactos ambientais e sociais onde ocorrem. Se para você uma queimada afeta apenas o meio em que ela ocorre, está enganado. Além de dizimar centenas de animais que não conseguem escapar do fogo, a destruição da vegetação afeta diretamente na qualidade do ar que respiramos, o que pode favorecer o agravamento de doenças respiratórias por exemplo.

Vivemos em um ecossistema totalmente interligado e de certa forma, toda ação praticada tem sua consequência sentida e percebida.

Mas você sabe quais as causas mais comuns dos incêndios florestais?

Os incêndios florestais podem ser de causas naturais, como ocorre muito em algumas regiões do Cerrado brasileiro. Porém, a maior parte acontece devido à ação humana e muitas vezes por imprudência ou de caráter criminoso. Algumas ações humanas que podem causar um incêndio são: pontas de cigarros jogadas nas beiras de estradas, fogueiras mal apagadas, incêndios intencionais feitos por falta de consciência ou até mesmo na busca de espécies animais.

Combater um incêndio florestal pode não ser uma tarefa fácil, pois o fogo encontra nesse meio o ambiente perfeito para sua propagação. Sendo assim, a melhor forma de combater um incêndio florestal é evitando que ele seja iniciado. Sendo assim, um trabalho educativo com comunidades locais próximas às áreas florestais para evitar atitudes que levem ao risco de incêndios e também a importância das denúncias às autoridades sobre atividades suspeitas na floresta. Um outro ponto é ter um controle histórico de incêndios em determinadas épocas do ano na região. Dessa forma, caso haja certa recorrência, fica mais fácil estar preparado para o combate com o incêndio ainda em fase inicial.

Por fim, vale destacar que incêndio florestal de caráter criminoso é passível de punição. No Capítulo V, dos Crimes Contra o meio ambiente em sua seção II, Dos Crimes Contra a Flora o Artigo 41º afirma que provocar incêndio em mata ou floresta tem como pena a reclusão de dois a quatros anos e, além disso, uma multa. Se, o crime for considerado culposo, a pena é reduzida de seis meses a um ano, incluindo a multa. No Artigo 42º a fabricação, a venda, o transporte e a soltura de balões que podem provocar incêndios tanto em florestas como em áreas urbanas tem como pena a detenção de um a três anos e/ou multa, dependendo das circunstâncias do crime.

 

Fonte: www.infoescola.com

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar