Inalar fumaça em incêndios pode acarretar diferentes malefícios à saúde. Saiba quais são os principais riscos, os sintomas e como se proteger.

Sem dúvidas, qualquer tipo de incêndio causa danos que podem comprometer patrimônios, como também a integridade física. Por isso, contar com um projeto de combate a incêndio é ideal para evitar grande parte desses incidentes.

Em muitos casos de incêndios há registros de hospitalizações e até mesmo óbitos, em sua maioria por queimaduras. Contudo, há também um grande vilão que compromete a saúde das pessoas: a inalação da fumaça.

Os principais riscos de inalar fumaça em incêndios

Os extintores são ferramentas essenciais para conter ou controlar as chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros, mas em contrapartida não são capazes de combater a fumaça tóxica liberada no processo de queima.

A exposição à fumaça de incêndio traz riscos para qualquer pessoa, especialmente as que possuem doenças respiratórias crônicas, como asma e DPOC (doença pulmonar que obstrui as vias aéreas). Além disso, também compromete a vida de crianças e idosos, devido a fragilidade do sistema imunológico.

Por isso, é fundamental se atentar aos 5 principais riscos de inalar fumaça de incêndio:

1. Queimadura nas vias respiratórias:

A queimadura nas vias respiratórias acontece devido ao calor provocado pelas chamas. Ela leva ao inchaço do interior do nariz, da laringe e da faringe, impedindo a passagem do ar até os pulmões em quantidade adequada. Para isso, basta apenas 10 minutos presente no local do incêndio.

2. Asfixia:

É evidente que o fogo consome o oxigênio presente no ar, com isso é até possível respirar, porém os pulmões não conseguem levar o oxigênio necessário ao sangue, às células e aos tecidos do organismo, o que leva à asfixia.

3. Intoxicação:

A fumaça de incêndio pode conter várias partículas tóxicas, entre elas, estão o cloro, cianeto e o enxofre. Estes provocam redução na capacidade de funcionamento dos pulmões, ocasionando insuficiência respiratória por intoxicação.

4. Bronquite:

Outro risco que a fumaça de incêndio influencia é o desenvolvimento de bronquite. Isso porque as vias respiratórias ficam sensíveis e vulneráveis após a inalação da fumaça.

5. Pneumonia:

Como o sistema respiratório fica afetado após a inalação da fumaça, há grande chance de proliferar vírus, bactérias e fungos nos pulmões, um quadro que facilita a ocorrência de pneumonia.

Quais são os sintomas de infecção respiratória?

Os sintomas de infecção respiratória podem variar entre:

– Tosse seca;

– Chiado no peito;

– Dificuldade para respirar;

– Febre;

– Tontura;

– Enjoo;

– Desmaio;

– Boca e ponta dos dedos arroxeadas ou azuladas.

Caso você apareça algum desses sintomas entre 12 a 36 horas após ter inalado fumaça de incêndio, evite tomar qualquer medicamento e procure um médicoimediatamente.

Como proteger as vias respiratórias em um incêndio

Para evitar alguns danos à saúde e proteger as vias respiratórias, é imprescindível seguir algumas recomendações:

Proteger o nariz e a boca com um pano molhado: Se você não conseguir sair de um ambiente em chamas, procure um lugar mais seguro e deite no chão rapidamente. Este é o local com maior quantidade de oxigênio disponível. Em seguida, proteja o nariz e a boca com um pano molhado, isso ajuda a filtrar as partículas de fumaça.

Não respire pela boca: Este é um dos maiores erros, respirar pela boca não ajuda a filtraras partículas tóxicas do ar, comprometendo a saúde das vias respiratórias e dos pulmões.

Saia pela janela: Atenção, se você estiver com muita falta de ar, saia pela janela, só faça isso apenas se estiver em uma casa, no térreo de um prédio ou de um comércio. Nunca pule de outros andares, espere pela chegada do Corpo de Bombeiros.

O projeto de combate a incêndio é, principalmente, primordial para a prevenção de incêndios. Na Extinfran temos uma equipe qualificada e orientada para elaborar uma excelente estratégia contra incêndio para o seu estabelecimento.

Entre em contato!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar