Pode não parecer, mas os curtos-circuitos são, em sua maioria, os grandes causadores de incêndios tanto industriais como domésticos. Confira!

A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), uma entidade nacional que levanta dados estatísticos sobre acidentes com eletricidade, afirmou que somente em 2018ocorreram 1.424 incêndios de origem elétrica no país. Dentre esse número, em média 535 estavam relacionados a sobrecarga elétrica ou curto-circuito.

O que é um curto-circuito?

Já ouviu falar em curto-circuito, mas não sabe o que é? Vamos te explicar!

Em termos técnicos, curto-circuito é a passagem de corrente elétrica excessiva em um circuito devido à diminuição de impedância do mesmo.

Para entender melhor, é quando uma corrente elétrica muito alta passa por um circuito que não estava preparado para receber essa quantidade de energia. Um exemplo disso são as instalações elétricas precárias e incorretas, as famosas “gambiarras”. Também pode acontecer uma sobrecarga quando vários aparelhos estão conectados em uma única tomada.

Como identificar a ocorrência de um curto-circuito?

A ocorrência de um curto-circuito pode ser por diferentes fatores, como tempo e clima ou condições do ambiente, como fios ressecados ou até enferrujados.

Para saber se ocorreu um curto em sua residência ou em seu estabelecimento, basta observar alguns sinais, como:

– Queda de energia sem motivos aparentes;

– Tomadas com cores escuras, aparentemente queimadas;

– Lâmpadas que queimam com facilidade;

– Cheiro de queimado.

Como evitar incêndio por curto-circuito?

Bom, para evitar incêndio por curto-circuito, primeiramente é imprescindível contar com a orientação e serviços de profissionais capacitados para garantir a segurança das instalações e dos equipamentos.

Também vale se atentar em relação a:

1. Instalação elétrica adequada: as instalações elétricas tanto residenciais como comerciais devem ser feitas somente por eletricista ou engenheiro, levando em conta condições internas e externas do ambiente.

2. Dispositivos de proteção: os disjuntores DRs (InterruptorDiferencial Residual) e DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) são excelentes dispositivos de proteção para evitar curto-circuito.

3. Manutenção dos equipamentos: para evitar possíveis acidentes é essencial manter a manutenção periódica dos aparelhos, e sempre que der problema, entrar em contato com lojas autorizadas.

4. Gambiarras: não faça instalações elétricas por conta própria e não coloque diferentes itens em uma única tomada. Tenha cuidado com as extensões e o uso de Benjamins (Ts).

Para preservar vidas e patrimônios contra um incêndio por curto-circuito, é imprescindível seguir todos esses cuidados. Caso o fogo se espalhe e não seja possível apagar com extintor de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

A nossa equipe conta com profissionais experientes para elaborar um projeto contra incêndio de acordo com as especificidades da sua residência ou do seu estabelecimento. Conte com a Extinfran!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar