O inverno está se aproximando e as temperaturas já estão caindo. Essa é a época perfeita para se aquecer em frente as lareiras, mas para isso alguns cuidados são recomendados para evitar possíveis incêndios. Confira!

Sabe aqueles momentos em que a família se junta em volta da lareira para conversar, beber chocolate quente e comer algumas guloseimas? São esses instantes que colecionamos boas memórias com as pessoas que amamos. E se você deseja repetir essa união todos os anos no período do inverno é fundamental ter alguns cuidados com a sua lareiraseja ela a lenha ou elétrica. Continue a leitura para saber mais!

Cuidados com lareiras

As lareiras mais utilizadas pelos brasileiros são as de lenha e as elétricas. Ambas precisam de cuidados para que funcionem de forma adequada e segura para não causar acidentes com fogo e possíveis incêndios.

A lareira a lenha é a mais queridinha das pessoas. Nesse modelo as chamas são alimentadas pela madeira e a chaminé é o local de escape da fumaça. Muitos optam por essa versão, principalmente por gostarem do estalar da madeira ao fogo. No entanto, algumas precauções devem ser seguidas, veja quais são:

1- Atente-se a limpeza da lareira

É fundamental manter a limpeza regular da lareira. Atentar-se quanto aos restos de cinzas e pedaços de madeira queimada podem evitar acidentes e incêndios. Lembre-se de que a chaminétambém deve estar livre de resíduos e desobstruída.

2 – Opte somente por lenhas de qualidade

A lenha de qualidade é aquela que está seca, em bom estado e livre de qualquer produto químico. Dessa forma a sua queima acontece de maneira correta, sendo benéfico a sua saúde, além de preservar o meio ambiente e seu patrimônio.

3 – Utilize itens adequados para acender a lareira

O ideal é utilizar um acendedor e queimar apenas lenhas e galhos secos, pinhas e folhas secas. Também leve em consideração o uso de equipamentos de proteção nesse momento.

4 – Cuidado com o monóxido de carbono

Quando ocorre a combustão de lenha o monóxido de carbono é lançado. Esse tipo de gás nocivo é incolor e sem cheiro, altamente perigoso para os humanos e animais. Para evitar este perigo e proteger a sua família, instale detectores de monóxido de carbono em casa.

5 – Inspeções regulares são indispensáveis

Para assegurar o bom estado de cada estrutura da lareira, é indispensável realizar inspeções pelo menos de dois em dois anos. Outro ponto que merece atenção é a limpeza da chaminé que deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano.

Já a lareira elétrica atualmente tem sido a mais utilizada por ser mais prática. Sua estética moderna reproduz a da lareira a lenha, mas o seu funcionamento é à base de energia elétrica, dispensando madeira e habilidades para acender fogo. Ainda assim é crucial manter alguns cuidados para garantir a segurança de todos da casa.

1- Faça a instalação correta

Segundo o Corpo de Bombeiros a instalação, fixação e uso da lareira elétrica deve seguir o manual de instruções, pois cada marca e modelo possui características singulares.

2 – Mantenha a circulação do ar

Independente de onde a lareira elétrica estiver instalada, no quarto ou na sala, mantenha as janelas abertas para circular o ar, pois se o local estiver totalmente fechado pode prejudicar a qualidade do oxigênio.

3 – Cuidado com os itens perto da lareira

Quando você for usar o aparelho verifique o que tem por perto e retire qualquer plástico,  produtos inflamáveis ou tóxicos para não causar fogo e provocar incêndios.

4 – Não durma com a lareira ligada

Para a sua segurança ligue a lareira elétrica para aquecer o ambiente, mas antes de dormir desligue-a.

5 – A importância da higienização

Antes de usar a lareira elétrica faça a higienização apropriada. Quando esse item não é usado por muito tempo pode acumular fungos e transmissores de doenças, podendo agravar problemas de saúde já existentes, como rinite, bronquite e asma.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus familiares e amigos para que eles também fiquem sabendo de todos os cuidados essenciais a ter com a lareira em casa. Assim, todos podem curtir o friozinho em boas companhias, e claro, com segurança.

Aproveite e faça um projeto de combate a incêndio com a Extinfran. A nossa empresa é referência, comprometida com a qualidade total e a satisfação dos nossos clientes.

Entre em contatoconosco e faça seu orçamento!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar