É comum ter dúvida do que fazer quando o extintor de incêndio está com a validade vencida, e para isso, alguns cuidados são necessários. Confira abaixo:

Seja para residência, restaurante ou automóvel, os extintores de incêndio, como quaisquer produtos, também possuem data de validade. No entanto, vale lembrar que em cada um deles há diversos componentes que podem ser nocivos tanto para a saúde humana, quanto para o meio ambiente, como o pó químico, dióxido de carbono, cloreto de sódio, por isso o seu descarte merece atenção. Continue a leitura para saber mais!

Qual é a validade dos componentes dos extintores de incêndio?

Há diversas classes de extintores de incêndio, e a validade de seus componentes varia de acordo com a sua especificidade, mas normalmente, os elementos dos extintores prediais tem a durabilidade de 1 ano, podendo ser recarregáveis, já dos extintores automobilísticos possuem a longevidade de 5 anos e não são recarregáveis.

Além de verificar a qualidade dos componentes, é importante que o extintor passe por análises periódicas realizadas por empresas registradas junto ao Inmetro. Pois assim, haverá uma avaliação para definir o nível de manutenção a ser executado, caso necessário.

Como saber se o extintor está vencido?

É essencial salientar que alguns extintores podem ser recarregados, mas nem todos e, para isso, deve-se analisar, primeiramente, a sua classe. Seguidamente verifique sua estética e encontre a validade da carga, na qual encontra-se afixada no cilindro ou através do selo do Inmetro. Já no caso dos que não possuem recarga, você observará somente a validade do equipamento.

Como verificar a validade do extintor: na etiqueta há 8 colunas de círculos, nas quais as 6 primeiras correspondem às iniciais de todos os meses do ano, por exemplo (J – Janeiro; F – Fevereiro; M – Março; A – Abril e assim por diante). Já as 2 últimas colunas constam os anos, tal como (2019, 2020, 2021 e 2022). Bem simples, não é mesmo?

Como fazer a recarga ou manutenção do extintor?

Para os extintores de incêndio reutilizáveis, é necessário fazer a recarga e manutenção com uma empresa especializada. Dessa forma os seguintes itens são analisados:

1. componentes;

2. pressurização;

3. se está enferrujando;

4. deterioração do casco;

5. compactação do agente extintor;

6. se há sinais de despressurização.

7. se os anéis da válvula estão em bom estado;

Esses são alguns dos tópicos principais tratados na inspeção, portanto, se houver alguma irregularidade, o extintor deverá ser descartado.

Onde e como devo descartar os extintores vencidos?

Como falamos anteriormente, os extintores possuem componentes nocivos, por isso, todos esses equipamentos com a data de validade vencida ou fora do padrão exigido pelo Inmetro não deverão ser descartados como lixo comum, mas sim, em locais apropriados.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os extintores de incêndio devem ser encaminhados a empresas credenciadas para que seja feito o descarte de forma correta, pois eles podem reutilizá-los ou vendê-los como ferro velho.

A Extinfran é uma empresa experiente que está no mercado há quase 30 anos, trabalhando sempre com qualidade para atender as necessidades e expectativas de nossos clientes. Portanto, se você deseja recarregar ou descartar o seu extintor de incêndio, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo. 

Leia também:

Quando realizar a manutenção dos extintores e qual sua importância?

Recarga de extintores: Quando devo fazer e quais cuidados devo tomar? 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar