incêndio no inverno

No inverno as pessoas buscam meios para se aquecerem, porém algumas alternativas para essa finalidade podem trazer riscos e causar incêndio. Confira!

O inverno é a estação mais fria do ano, e é nessa época que as pessoas buscam pela compra de alguns equipamentos para deixar os ambientes mais quentes e aconchegantes. No entanto, eles podem trazer alguns riscos e, até mesmo, incêndio podendo comprometer vidas e patrimônios. 

Causadores de incêndios domésticos no inverno

Quando o inverno se aproxima, as pessoas buscam diversos itens para aquecer o ambiente, seja com lareira, fogão a lenha e/ou alguns equipamentos elétricos, como aquecedores, lençóis térmicos e outros. Contudo, nesse período, há diversas ocorrências por incêndios domésticos, o que demanda maior atenção com esses itens e também, com os materiais inflamáveis.

 – Lareira e fogão a lenha:

É importante ressaltar que lareiras e fogões a lenha são grandes causadores de incêndio, pois uma fagulha que se desprende e pega em algum material inflamável, pode causar um incêndio, assim como, descartar as cinzas em recipientes impróprios, pode ocasionar uma combustão.

– Equipamentos Elétricos: 

Outro fator importante são os equipamentos elétricos, itens como aquecedores e lençóis térmicos podem gerar queimaduras e, até mesmo, incêndios se forem usados incorretamente.

Sobrecarga na rede elétrica

Outro ponto que deve ser levado em consideração quando usar os aparelhos acima, é a sobrecarga na rede elétrica, pois vários itens ligados em uma tomada, pode acarretar o superaquecimento dos fios, levando a um curto-circuito e a um incêndio.

Cuidados e prevenção de incêndios no inverno

É imprescindível lembrar que esses são alguns cuidados para evitar incêndios no inverno, mas caso ocorra e o fogo se propague, é necessário chamar o Corpo de Bombeiros.

Confira abaixo e saiba como prevenir incidentes:

1. Lareiras e fogão a lenha

– Faça manutenção preventiva;

– Limpe a chaminé para não acumular resíduos;

– Não use use lenha em excesso;

– Mantenha distante cobertor, sofá, e móveis que possam sofrer combustão;

– Mantenha o ambiente ventilado.

2. Equipamentos Elétricos

-Verifique se há certificação do Inmetro;

– Faça revisões no equipamento;

– Não coloque o aparelho em áreas de circulação;

– Mantenha afastado tapetes, estofados, cortina, roupas;

– Desligue o equipamento sempre que estiver em desuso.

3. Materiais Inflamáveis

– Mantenha-os distantes da cozinha;

– Mantenha-os longe dos aparelhos elétricos;

– Cuidado com álcool em gel, mesmo seco é inflamável;

Sempre esteja atento a todos os cuidados na prevenção de incêndios no inverno.

Se você deseja tirar dúvidas sobre contratar um seguro contra incêndio, fale conosco! Será um prazer atendê-lo e escolher a melhor opção para proteger a sua residência. 

Leia também: Incêndios de classe K 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar