EXTINFRAN_BLOG_recarga-de-extintores

É de extrema importância realizar a manutenção dos extintores de incêndio periodicamente, saiba o porquê e quando fazer.

Nos últimos anos, as ocorrências de incidentes de incêndio em comércios e condomínios aumentaram significativamente. Diante disso, é evidente que os síndicos e comerciantes devem se atentar quanto à manutenção dos extintores de incêndio, um item essencial para salvar vidas e patrimônios.

É imprescindível lembrar que os extintores estão entre os principais equipamentos para combater o incêndio, pois auxiliam a conter e, até mesmo, combater fogo em diversos focos, por exemplo, em fiações elétricas, materiais inflamáveis, etc.

Quando fazer a recarga dos extintores de incêndio?

É recorrente a dúvida de quando fazer a recarga dos extintores, mas normalmente, os equipamentos de gás carbônico são recarregados a cada seis meses, já os extintores de água ou pó químico devem ser recarregados uma vez ao ano. É notório que a mangueira também merece atenção e deve receber teste hidrostático a cada cinco anos.

Portanto, é essencial verificar o estado dos extintores, pois se estiverem danificados, a estimativa de manutenção deverá ocorrer antes da média estipulada.

Quem deve realizar a manutenção dos extintores?

A manutenção dos extintores de incêndio deve ser realizada por um profissional capacitado da empresa registrada no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Após esses critérios, faça a manutenção no extintor de incêndio e exija o relatório de inspeção, manutenção e recarga do INMETRO, isso te dará a garantia de um serviço qualificado.

A manutenção dos extintores são divididas em 3 de níveis:

Manutenção de nível 1.  Normalmente neste procedimento ocorre uma inspeção a cada seis meses, e é realizada no local onde o extintor está instalado, as etapas são:

1. Limpeza do equipamento;

2. Reaperto e/ou substituição de componentes não submetidos a pressão;

3. A substituição ou colocação de componentes que não sejam submetidos à pressão.

Manutenção de nível 2. Nesta etapa é preciso que o extintor seja retirado e levado até a empresa registrada pelo INMETRO a cada doze meses e será feito: 

1. Desmontagem completa do extintor para limpar todos os componentes;

2. Inspeção das peças e partes internas;

3. Ensaios dos componentes sob pressão;

4. Recargas e pressurização;

5. Colocação de anéis, travas e lacres.

Manutenção de nível 3. Segue os mesmos procedimentos da manutenção de nível 2, fazendo uma revisão completa dos extintores e acrescentando mais dois processos:

1.  Teste hidrostático;

2. Pintura do cilindro.

Os extintores devem passar pelo nível 3 a cada cinco anos, contando da data de fabricação ou do último ensaio hidrostático.

Por isso, é fundamental manter todo o processo de manutenção dentro dos padrões exigidos, pois garantirá a aptidão do equipamento para ser usado em alguma emergência.

Agora que você já sabe a importância da manutenção dos extintores periodicamente, está no momento de verificar a sua empresa ou a sua residência, não é mesmo? Faça o seu orçamento na Extinfran e garanta a segurança de todos!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar