liquidos-inflamáveis

Os incêndios envolvendo líquidos inflamáveis são extremamente perigosos, conheça os riscos e os cuidados.

Os incêndios ocorridos envolvendo combustíveis e líquidos inflamáveis não acontecem somente em ambientes industriais, mas também, em locais de trabalho, ou até mesmo em residências. Em algumas ocasiões, os líquidos podem se espalhar facilmente e causar uma explosão, podendo então comprometer o meio ambiente, vidas e patrimônios. Continue a leitura e saiba mais.

O perigo dos líquidos inflamáveis

Os líquidos inflamáveis normalmente são utilizados na indústria para diversas finalidades, entretanto, apesar de sua multifuncionalidade referente ao uso, pode oferecer riscos quando não são usados de maneira adequada.

No entanto, é evidente que esses produtos são extremamente perigosos quando há fogo, pois o aumento da temperatura faz o líquido exalar, ocasionando o processo de combustão quando os vapores são liberados. Por isso, é importante manuseá-los com cuidado, pois o seu potencial de inflamação é ampliado por fontes de ignição com baixa energia.

Diante disso, podemos notar como os líquidos inflamáveis são perigosos pois além de queimarem rápido, liberam muito calor. Além disso, eles são considerados os mais difíceis de combater por causarem largas escalas de chamas.

Como prevenir incêndios envolvendo líquidos inflamáveis

Evitar incêndios envolvendo produtos inflamáveis não é uma tarefa complicada, pelo contrário, há várias formas de prevenção. E a principal extremamente importante é controlar a eletricidade estática mediante o aterramento dos equipamentos.

Além disso, veja outras formas para controlar esse tipo de incêndio:

– Armazenar propriamente materiais em área própria e recipientes adequados;

– Possuir vigilante apto para relatar quaisquer incidentes incomuns no local;

– Obter avaliações de risco realizadas e medidas de controle adequadas em vigor;

– Fornecer diques adequados, soleiras ou rampas para reter qualquer derrame de líquidos inflamáveis;

– Utilizar alternativas menos inflamáveis ou não inflamáveis, sempre que possível;

– Marcar recipientes de líquidos ou gases inflamáveis de acordo com o seu conteúdo;

– Limitar a quantidade de líquidos ou gases inflamáveis nas áreas de produção. Utilizar somente recipientes de segurança aprovados;

Qual extintor usar devo usar?

Para combater os pequenos incêndios causados por líquidos inflamáveis, é importante que sejam os extintores de espuma, pois eles podem cobrir de forma mais eficiente as superfícies horizontais que estejam com líquidos derramados.

Contudo, caso o fogo ocupe um ambiente, no qual há riscos de explosões e alastramento das chamas, evacue do local, não use o extintor e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Para saber mais sobre Extintores de Incêndio entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar