EXTINFRAN_sinalização de emergência

Separamos este conteúdo especial para você saber tudo sobre iluminação de emergência e sinalização contra incêndio e pânico, confira abaixo.

Segundo a norma ABNT NBR 10898, o regulamento do sistema de iluminação de emergênciaé dividido em dois tipos:

1.  Iluminação para clareamento: essa ferramenta é para iluminar o piso e tem obrigatoriedade em locais de saídas, tanto em circulação horizontal, quanto vertical.

– No caso de lugares com iluminação baixa e com escada, a luminária 5 lux deve ser usada.

– Para ambientes planos pode ser usado de 3 lux.

2. Iluminação para sinalização: essa iluminação é extremamente importante, pois indica rota de fuga, saídas e obstáculos, pois isso é necessário uma luminária de 30 lux.

Como é e para que serve a iluminação de emergência?

O sistema de iluminação de emergência é composto por equipamentos que fornecem luz quando há queda de energia elétrica no estabelecimento. Normalmente são instalados em locais estratégicos e tem o propósito de orientar a saída do público para os ambientes externos de forma rápida.

Em quais locais são obrigatórios o uso de iluminação de emergência?

É obrigatório, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o uso de iluminação de emergência em condomínios residenciais e comerciais, principalmente, onde há escadas e/ou elevadores. Além dos lugares públicos, como escolas, cinemas, teatros, shoppings, hotéis e etc.

Se você é dono de comércio, ou ambientes maiores que possuem grande fluxo de pessoas, a luz de emergência deve fazer parte de seu projeto de sistema elétrico.

Sinalização contra incêndio e pânico

Você conhece a sinalização contra incêndio e pânico, para que elas servem e onde devem ser instaladas?

A sinalização contra incêndio e pânico são placas fotoluminescentes, que emitem luzes em ambientes sem iluminação, elas servem para orientar a saída de emergência, bem como, indicar o local onde há equipamentos de combate ao incêndio, por exemplo, os extintores.

Assim como, a iluminação de emergência, a sinalização contra incêndio e pânico, deve ser instalada em edificações industriais, comerciais e em edifícios residenciais.

Caso você tenha dúvidas sobre esse assunto e precise de auxílio, nós podemos te ajudar!

Entre em contato com a equipe da Extinfran e faça o seu orçamento!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar