Cuidados para o uso do gás de cozinha com segurança.

O Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) está sempre presente em nossas vidas. Também chamado popularmente de gás de cozinha, é uma mistura de gases, principalmente propano e butano, que são presentes no petróleo e no gás natural. Originalmente o gás de cozinha não tem cor nem cheiro próprio, por isso, por motivos de segurança, para que o seu vazamento seja perceptível, nas refinarias são adicionados geralmente o Mercaptano ou Tiol, substância que dá ao gás seu cheiro característico.

 

Os riscos do gás de cozinha

O GPL não é toxico, mas pode gerar asfixia por falta de oxigênio, pois, ao vazar, expande expulsando o ar do ambiente e ocupando seu lugar. Porém o maior risco, por ser altamente inflamável, está na possibilidade de provocar explosões e incêndios, que podem acontecer até mesmo pelo contato com a fagulha do acender de uma simples lâmpada. Em geral os botijões de uso residencial são extremamente seguros se usados de maneira adequada e são feitos para suportar pressões superiores a que o gás exerce em seu interior. Logo são alguns cuidados simples que serão a diferença entre a segurança e um acidente. Por isso separamos algumas dicas de como manejar o gás de cozinha de forma segura.

 

Dicas de segurança

-Use no botijão de gás apenas equipamentos em acordo com as normas técnicas de segurança (NBRs), para ter certeza disso procure pelo selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).

-Aceite apenas botijões em bom estado. Recuse os fora dos padrões de segurança que estejam enferrujados, amassados ou danificados.

– Utilize o botijão sempre na posição vertical, sem deita-lo. O botijão deitado pode passar para o fogão o gás no estado líquido, o que pode ser muito perigoso.

-A instalação deve ser feita por um profissional, preferencialmente em área externa ou em um local onde haja boa ventilação para que em caso de vazamento o gás se dissipe.

-O botijão deve ser instalado e acondicionado longe de ralos ou grelhas, pois o gás, por ser mais pesado do que o ar, pode infiltrar-se nesses dutos e causar grandes estragos caso exploda.

 

Como proceder em casos de vazamento de gás?

Fique atento. Ao perceber cheiro de gás ou indícios de vazamento saiba o que fazer:

  • Imediatamente, feche o registro ou a conexão de gás;
  • Verifique se o cheiro existe somente no local ou se vem de fora do imóvel;
  • Abra portas e janelas, mantenha o local ventilado;
  • Não use campainha, não acenda luzes nem ligue eletrodomésticos até que o gás se dissipe e o vazamento esteja controlado;
  • Se necessário acione os bombeiros pelo 193 e também a companhia que forneceu o botijão.

 

Sempre ao trocar componentes ou instalar um novo botijão faça o teste da espuma: Com uma esponja, detergente e água, forme bastante espuma. Passe a espuma nas conexões da mangueira de gás com o bujão de gás e o fogão. Se a espuma for assoprada, naquele ponto há um vazamento.

 

Fontes: https://www.meuportoseguro.com.br/minha-casa/seguranca-protecao/3-riscos-do-vazamento-de-gas/

http://aplitecinstalacoes.com.br/gas-vazando-o-que-fazer/

http://www.rwengenharia.eng.br/explosao-de-botijao-de-gas-acontece/

http://www.sindigas.org.br/novosite/?p=10242

http://www.sinegas.com.br/glp/noticias/item/258-5-dicas-para-evitar-acidentes-com-o-botijao-de-gas

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar