Como o Extintor de incêndio age sobre o fogo

Como já vimos aqui no blog, existe um extintor específico para cada tipo de incêndio, conforme o tipo de substância que expelem. No entanto o princípio de funcionamento deles é basicamente o mesmo.

O extintor age sobre ao menos um dos fatores que constituem o fogo: O calor excessivo; O material combustível (ex. papel madeira, plástico) ou a substância comburente (ex. oxigênio). No caso do calor, o ciclo de combustão é interrompido pelo resfriamento do combustível a uma temperatura abaixo do ponto de ignição do material; E no caso do combustível e do comburente, a extinção da chama acontece pelo abafamento do fogo para que ele não fique alimentado pelo oxigênio do ar.

Por dentro do extintor: Como o extintor de incêndio funciona?

Agora que já entendemos como o extintor age sobre o fogo, vamos dar uma olhada mais de perto. Vamos ver dentro dele o que acontece!

  • Os extintores possuem um lacre na alavanca, que deve ser retirado antes do uso. Com a mangueira devidamente apontada para o fogo e a alavanca destravada ao ser pressionada, movimenta para baixo uma peça chamada haste de ativação;
  • Dentro do extintor, a haste de ativação faz com que seja aberto um tubo de gás comprimido (normalmente gás carbônico), o gás liberado expande pressionando o agente extintor, que é forçado a passar pelo sifão e sair pela mangueira;
  • O jato pode durar em média 60 segundos. Para um combate mais apropriado das chamas, recomenda-se que usuário agite o conjunto de mangueira e difusor de um lado para o outro, abrangendo a extensão da área afetada pelo fogo.

 

Manutenção do extintor precisa estar em dia!

Para que o seu extintor funcione apropriadamente na hora de uma emergência, verifique regularmente o medidor de pressão (manômetro), e respeite os prazos para manutenção.

Conforme definido pela norma técnica da ABNT NBR 12962, a frequência de inspeção é de seis meses para extintores de incêndio com carga de gás carbônico e cilindros para o gás expelente, e de 12 meses para os demais extintores. Porém, é importante observar, que pode ser necessária maior frequência de inspeção aos extintores que estejam sujeitos a intempéries e/ou condições especialmente agressivas.

A Extinfran é especializada na manutenção, venda e locação de extintores de incêndio. Para recarga ou reposição dos seus extintores solicite já seu orçamento!

 

Fontes:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-um-extintor-de-incendio/

https://www.infoescola.com/quimica/extintores-de-incendio/

http://gsea.com.br/normasabnt/

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar