Álcool líquido x álcool gel

Álcool: causa comum de acidentes e queimaduras

Ao acender uma churrasqueira, você já deve ter se perguntado: Por que eu deveria usar o álcool gel se o líquido é tão mais forte e fácil de começar o fogo?

É justamente por ser tão facilmente inflamável, e pela sua forma líquida, que ele é a principal causa de queimaduras, pequenos incêndios, e explosões ao acender a churrasqueira, por exemplo.  Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras revela que acidentes envolvendo o álcool líquido, podem aumentar em até 20% durante as férias escolares.

Por causa do elevado risco de queimaduras, que o álcool líquido de alta graduação (mais de 54º GL) no Brasil, passou a ter a venda direta ao público regulamentada pela ANVISA.

É possível ainda encontrar facilmente álcool líquido em graduações menores que a citada, que é muito utilizado para limpeza, por exemplo. Porém, a recomendação é de que sempre se opte pelo uso do álcool gel, quando for acender uma churrasqueira ou um réchaud, por proporcionar maior segurança no manuseio.

 

Veja porque o álcool gel é mais seguro:

 – A consistência gel evita que a chama se espalhe;

– Por não se espalhar como o líquido, a chama é controlável e o risco de queimaduras graves é menor;

– É menos volátil, e consequentemente menos inflamável (por isso não gera explosões como o álcool líquido);

– O gel comparado com o líquido, queima em velocidade até 5 vezes menor (dependendo das condições do ambiente).

 

E vale lembrar que independente de ser na versão líquida ou Gel, produtos inflamáveis como o álcool, não devem ser manipulados perto do fogo e devem ser sempre mantidos fora do alcance de crianças.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar