Soltar balão é crime!

Pula a fogueira iaiá

Pula a fogueira ioiô

Cuidado para não se queimar… Atenção, muito cuidado com algumas das brincadeiras e tradições das festas juninas e julinas.

Nesta época do ano muitas pessoas possuem o típico costume de acender fogueiras e soltar fogos de artifícios. Esta atividade aumenta em 50% a incidência de pacientes com queimaduras nos hospitais de todo o Brasil.

Acontece por ano no Brasil cerca de um milhão de acidentes com queimaduras, destes, em torno de 200 mil são notificados pelos hospitais e 10 mil se tornam vítimas. Vale destacar que das pessoas atendidas anualmente, 40% estão na faixa entre 3 a 12 anos de idade.

 

Mas como se prevenir e ter um São João incrível?

Para não estragar as comemorações é essencial tomar alguns cuidados:

  1. Observe as recomendações, como só soltar foguetes utilizando varas longas, não usar fogos em ambientes fechados e não apontá-los para pessoas ou janelas.
  2. Cuidado com as fogueiras e nunca realimente o fogo com álcool, pois a garrafa pode explodi
  3. Em caso de acidentes, a orientação dos especialistas é colocar a área atingida em água corrente até o alívio da dor e procurar imediatamente atendimento especializado para que possa ser avaliado o grau da queimadora e qual o melhor tratamento.
  4. Menores de idade não devem adquirir fogos de artifício
  5. Fique atento e busque por orientações sobre o transporte de fogos de artifício. Acidentes graves podem acontecer com quem os transporta de forma irregular.

 

Mas e os balões de São João?

Você sabia que de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.065, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é “crime”, como também fabricar, vender ou transportar?

Pois é, a pena prevista é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Como o balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, e produzir grandes prejuízos patrimoniais, ameaçar o nosso meio ambiente e até mesmo colocar a integridade física e a vida das pessoas em risco. Ele se tornou um elemento de risco e por isso não deve ser usado.

A brincadeira de alguns pode ser a tristeza de muitos. Entre os inúmeros contratempos que representam, os balões podem ainda oferecer sérios riscos à aviação, principalmente, às pequenas aeronaves.

 

Fonte: ambientebrasil.com.br

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar