Incêndio?! Cuidado com a fumaça - Extinfran

Você sabia que a maioria das mortes durante incêndios no interior de edificações costuma ocorrer não por queimaduras, mas sim pela inalação da fumaça?

Pensando nisso separamos 3 dicas de como se prevenir e reduzir a inalação de fumaças durante um incêndio. Confira:

Agachar e engatinhar

O calor do fogo empurra as nuvens de fumaça para cima, deixando próximo ao solo um espaço de ar relativamente limpo. Sendo assim, caso haja fumaça, é melhor manter-se próximo ao chão e engatinhar para um lugar seguro para minimizar a inalação de gases tóxicos.

 

Cobrir a boca e o nariz

Mas e se para escapar for preciso passar por um cômodo cheio de fumaça? O que fazer? Nesses casos o ideal é usar uma toalha (de preferência molhada, mas apenas se houver tempo) sobre o nariz e a boca. Isso poderá te ajudar a filtrar as partículas de fumaça para proteger os pulmões.

Importante: tente respirar apenas pelo nariz, pois ele consegue filtrar melhor as partículas de combustão suspensas no ar. Mas caso não seja suficiente, pode auxiliar com a boca.

 

Passagem bloqueada

Se não for possível sair de um local em chamas, o recomendável é ir para um cômodo seguro, de preferência longe do fogo, com uma janela que possa ser aberta. Case dê tempo, tente tapar todas as possíveis entradas de fumaça, como por exemplo, os espaços debaixo das portas ou os dutos de ventilação, com toalhas, cobertores, almofadas ou roupas de cama de preferência molhadas caso haja uma torneira de fácil acesso. Depois aguarde a chegada do Corpo de Bombeiros caso a janela não seja uma opção de saída segura.

 

Fonte: http://www.bbc.com/

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar